Finalistas apurados para o dia decisivo do Rip Curl GromSearch

Decorreu hoje o segundo dia de competição do Rip Curl GromSearch, etapa portuguesa deste prestigiado evento dedicado aos novos talentos que termina amanhã na praia do Marcelino, Costa de Caparica.

A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) em parceria com a FPS (Federação Portuguesa de Surf), integrada no ASCC Surf Festival, contou com boas ondas e condições desafiantes no mesmo dia obrigando os atletas a puxar pela sua capacidade de adaptação e perseverança .

A nova geração de surfistas nacionais voltou à carga para um dia decisivo que contou com a realização da final de Sub-12 Feminino e o apuramento dos groms que amanhã irão discutir as finais das restantes categorias: Sub-12 Masculino, Sub- 14 Masculino e Feminino e Sub-16 Masculino e Feminino.

A parte da manhã arrancou com boas ondas de 0,5m a 1m e vento offshore registando-se uma diminuição do mar em relação a ontem mas sempre com boas condições apesar de alguma intermitência na frequência dos sets. A partir do início da tarde a ondulação voltou a crescer bastante com sets de 1,5m que puseram à prova os corajosos groms.

No geral, o dia decorreu a bom ritmo tendo ido para a água os quartos-de-final e meias-finais de Sub-16 Masculino e Sub-14 Masculino além das meias-finais de Sub-12 Masculino, Sub-14 Feminino, Sub-16 Feminino e a referida final de Sub-12 Feminino.

Nesta última categoria, a vitória sorriu a Sienna Rodrigues que se adaptou melhor às condições descobrindo as melhores ondas. A jovem algarvia sagrou-se campeã com o score de 8.25 pontos (4.75 + 3.50), deixando em 2º lugar Namina Hanssen (2.45 pontos), Stella Baby em 3º (1.35 pontos) e Salomé Gonçalves em 4º (0.70 pontos). Foi precisamente durante esta final que o mar mudou bastante surpreendendo as finalistas e criando-lhes dificuldades mas todas lutaram heroicamente até ao fim para mostrar bom surf.

Em relação aos restantes destaques do dia, nos Sub-12 Masculino, Oliver Fleiss efetuou o melhor score com 9.80 pontos qualificando-se para a final juntamente com David Mendonça. Na outra meia-final, o seu irmão, Nikolai Fleiss, venceu igualmente a bateria com 9.25 pontos garantindo também lugar na derradeira bateria do evento juntamente com Levi Hummel.

Nos Sub-14 Masculino, Zé Maria Antunes, que já ontem havia estado em evidência com uma nota excelente de 8.00 pontos, voltou a dar show com uma onda que valeu 8.75 pontos a que juntou outra de 4.75 para efetuar, novamente, o melhor score do dia nesta categoria com 13.50 pontos.

Francisco Santos voltou igualmente a estar em destaque com 13.00 pontos de score (7.50 + 5.50) carimbando também a passagem para a final. Nicolai Fleiss mostrou bons momentos de surf destacando-se a sua onda de 7.00 pontos e qualificou-se, a par de Khai Tanguay, para bateria decisiva do evento.

Em Sub-14 Feminino, Suri Rodrigues e Marta Cabral terminaram em 1º e 2º lugar, respetivamente, nas meias-finais, com o mesmo score de 9.85 pontos, o melhor do dia, qualificando-se ambas para a final. Do outro lado, Ana Mel também venceu a sua bateria com um desempenho positivo totalizando 9.00 pontos seguindo com Rosário Magalhães para a final.

Nos Sub-16 Masculino, Jaime Veselko esteve irrepreensível ao efetuar os dois melhores scores do dia (16.25 e 13.15 pontos) e a melhor onda do evento muito perto da perfeição: 9.50 pontos. Na última bateria do dia, que foi uma autêntica final antecipada, Veselko venceu com Manuel Pirujinho em 2º lugar, seguindo este igualmente para a final o mesmo acontecendo com Jarko Kreuzeder e Francisco Santos que terminaram em 1º e 2º lugar na outra meia-final, respetivamente.

Na categoria de Sub-16 Feminino, Mafalda Cunha esteve em bom plano mostrando as melhores manobras vencendo a sua bateria com 8.90 pontos com Inês Piedade também a seguir para a final em 2º lugar. Francisca Miranda voltou a mostrar o seu conhecimento local vencendo novamente a sua bateria e assegurando também um lugar na final, juntamente com Ana Mel que se qualificou na 2ª posição.

Durante todo o dia os groms participaram numa ação de consciencialização ambiental a cargo da Skeleton Sea onde puderam reaproveitar pedaços de lixo apanhados na praia, principalmente plástico, e puxarem pela sua veia artística construindo vários objetos de decoração. No final, houve prémios para os melhores.

O dia terminou em beleza com o Rip Curl Corona Sunset supported by Oakley que juntou atletas, staff, pais e treinadores num momento de convívio muito animado e com deliciosos snacks para todos.Está tudo a postos para o dia das finais sendo que esta quarta-feira promete estar recheada de momentos emocionantes de surf com a coroação dos campeões de cada categoria e a definição de quem irá qualificar-se para a final europeia do Rip Curl GromSearch.

O check-in amanhã está marcado para as 9.00h.

O Rip Curl GromSearch é patrocinado por Rip Curl e conta com o apoio de Oakley, FCS e Sun Bum.

 

Créditos fotográficos: Caparica Waves

 

PATROCINADORES
Estrella Galicia
INSTITUCIONAIS
Translate »
Reserve Agora Reserve Agora
× Como podemos ajudar?