
Vasco Leitão, Suri Rodrigues e Nauê Brasil vencem a 1ª etapa do Circuito ASCC Super Groms 2025
Vasco Leitão, Suri Rodrigues e Nauê Brasil venceram este domingo a 1ª etapa do Circuito ASCC Super Groms 2025 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realizou na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
Foram dois dias épicos de competição e diversão que deixaram os futuros talentos do surf nacional de sorriso no rosto e com uma alegria contagiante que não deixou ninguém indiferente.
Neste fim-de-semana de Primavera, que mais parecia Verão, milhares de pessoas visitaram a Costa de Caparica para desfrutar do bom tempo e de uma ida à praia sendo que muitas delas assistiram aos desempenhos dos pequenos grandes surfistas.
A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com ondas de 0,5m a 1m proporcionando condições de gala para uma prova com estas características que junta crianças, jovens, pais e treinadores.
Na categoria de Sub-14 Masculino, Vasco Leitão mostrou uma performance notável na final tendo-se sagrado campeão da etapa com o score de 13.50 pontos onde se destaca a melhor onda da bateria que esteve perto do patamar da excelência: 7.83 pontos. Apresentando uma combinação de boas manobras, Leitão levou de vencida Nauê Brasil que efetuou 11.70 pontos, Mateus Ramos com 9.54 pontos e Nando Hanssen com 7.53 pontos.
Em Sub-14 Feminino, Suri Rodrigues voltou a mostrar boa consistência ao longo do evento tendo sido a grande vencedora com 12.16 pontos. Em 2º lugar ficou a sua irmã, Sienna Rodrigues, com 9.40 pontos, elas que viajaram do Algarve para participar nesta prova. Rosarinho Magalhães e Marta Cabral terminaram na 3ª e 4ª posição com 8.40 e 7.30 pontos, respetivamente.
Nos Sub-12, Nauê Brasil deu um show de surf elevando o nível de performance para o excelente com uma onda incrível de 8.17 a que juntou outra de 7.67 pontos vencendo a prova com um total de 15.84 pontos. Niko Fleiss também mostrou boas manobras terminando em 2º lugar com 12.33 pontos, Levi Hummel ficou em 3º com 10.14 pontos e Oli Fleiss em 4º com 8.34 pontos.
Passando para as duas categorias dos mais novos onde se privilegia as componentes didática e pedagógica onde alguns dos surfistas tomam contacto inicial com o ambiente de competição, foram realizadas duas rondas para apurar os melhores desempenhos. Momentos especiais e emocionantes partilhados com a ajuda de pais e treinadores que, certamente, irão ficar na memória de todos e onde o resultado não é o mais importante.
Nos Sub-10, Oscar Moreno foi quem de destacou no 1º lugar seguido de muito perto por Andre Moraes em 2º, Levons Gevorkjans em 3º e Luka Tanguay em 4º.
Já nos Sub-8, Sebastião Sousa obteve o 1º lugar seguido por Jaime Biscaia Sá em 2º, Vasco Rebelo em 3º e Zé Maria Alves em 4º.
Em relação aos prémios paralelos, Oscar Moreno venceu o “Best Wave” com uma onda excelente de 9.00 pontos enquanto o “Best Performance” foi para Nauê Brasil. O prémio para a grom mais feliz e entusiasmada do evento foi para Savannah Brocchi que participou pela primeira vez num campeonato e cativou todos com o seu sorriso e simpatia.
A cerimónia oficial da entrega dos prémios contou com imenso público a assistir e teve a participação especial de Zion Brocchi, irmão de Savannah, um momento de partilha em família que fica na história do evento.
De referir que a ASCC investiu numa nova imagem mais atrativa e apelativa para este circuito que foi do agrado de todos aumentando, igualmente, a dimensão e a qualidade da estrutura para os jovens surfistas de forma a terem as melhores condições para desfrutarem do evento.
A próxima etapa está marcada para os dias 25, 26 e 27 de Abril e a 3ª etapa acontece a 10 e 11 de Maio. A não perder!
Patrocínios e Apoios
O Circuito ASCC Super Groms 2025 conta com o apoio de:
• Patrocinadores principais: Almada Forum, Billabong, Native Açaí e Go Chill
• Parceiros: 58 Surf, Mar Surfboards, Futures Fins, Roam, YETI, Cabreiroá e Marcelino Beach Club
• Media Partners: Surftotal e Beachcam
• Apoios institucionais: Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia da Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ