Tiago Guerra, Maria Dias, Sofia Matos e Nikolai Fleiss vencem 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
Tiago Guerra, Maria Dias, Sofia Matos e Nikolai Fleiss venceram a 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa (CRSGL) que se realizou na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.
A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) em conjunto com a FPS (Federação Portuguesa de Surf) decorreu com bom nível de surf por parte dos atletas que integram a nova geração desta região do país. Neste segundo e último dia de prova as ondas estiveram com 1m a 1,5m e vento fraco oferecendo secções críticas aos atletas que conseguiram realizar a melhor seleção de ondas. As finais de todas as categorias tiveram 30 minutos de duração para proporcionar aos surfistas mais oportunidades de mostrarem bom surf.
Em Sub-18 Feminino, a surfista local, Maria Dias, sagrou-se campeã da etapa dando continuidade ao bom surf mostrado no dia anterior onde já tinha sido a melhor atleta desta categoria. Numa bateria algo indefinida no início, Sofia Matos e Lua Escudeiro chegaram a estar na liderança com ondas de 3.50 pontos e 5.00 pontos, respetivamente. Mas à quarta tentativa, Maria Dias arrancou uma onda de 6.00 pontos a que juntou outra de 5.20 pontos saltando para a liderança. A reação de Carlota Chaveiro foi notável arrancando numa direita do set onde aplicou um forte reentry de backside que valeu 7.50 pontos (a melhor onda da final), subindo à 2ª posição deixando em aberto a decisão até ao fim. Maria Dias defendeu a sua liderança melhorando o seu back-up para 5.40 pontos segurando a vitória com um total de 11.40 pontos sendo que as suas adversárias não conseguiram encontrar uma boa segunda onda que pudesse alterar a situação. Carlota terminou em 2º lugar com 8.95 pontos, Lua Escudeiro em 3º com 5.80 pontos e Sofia Matos em 4º com 4.85 pontos.
Nos Sub-16 Masculino, assistiu-se a uma final épica e emocionante com a nova geração a mostrar que está preparada para, nos próximos anos, tomar conta dos destinos do surf nacional. Tiago Guerra assumiu a liderança do heat com a sua segunda onda que valeu 6.50 pontos fruto de um bom reentry de backside. Francisco Santos respondeu com uma direita bem trabalhada que valeu 5.15 pontos sendo que, nos minutos seguintes, apanhou outra onda onde aplicou uma finalização vertical de backside que valeu 7.25 pontos provocando a reviravolta na bateria subindo ao 1º lugar.
Tiago Guerra cometeu dois erros ao cair em duas ondas deixando os adversários reagirem com Tomás Pereira a encontrar uma esquerda com potencial onde finalizou fortíssimo na junção que resultou em 7.05 pontos subindo ao 2º lugar. Logo de seguida, numa onda dividida entre Tiago Guerra para a direita e Tomás Pereira para a esquerda, este volta a encontrar o sítio certo para desferir um reentry crítico de backside que valeu 7.00 pontos e que lhe deu a liderança da bateria. Já perto do fim, Tiago Guerra descobre uma direita com tamanho e arriscou tudo com uma forte batida de backside que valeu 7.75 pontos (a melhor onda da bateria) recuperando o 1º lugar e garantindo a vitória. O campeão da etapa terminou com o score de 14.25 pontos, Tomás Pereira ficou em 2º lugar com 14.05 pontos, Francisco Santos em 3º com 12.40 pontos e António Marques, que surfou bem durante todo o evento, mas na final não conseguiu encontrar as melhores ondas, terminou em 4º lugar com 6.20 pontos.
Em Sub-16 Feminino, as atletas tiveram inicialmente algumas dificuldades em encontrar no line up o sítio certo para apanhar as melhores ondas num mar exigente. A surfista local, Sofia Matos, após várias tentativas, guardou o melhor para o fim com as suas duas últimas ondas a garantirem a vitória com 7.70 pontos (4.00 + 3.70 pontos). Catarina Rocha terminou em 2º lugar com 4.00 pontos, Francisca Miranda em 3º lugar com 3.20 pontos e Inês Piedade com 2.20 pontos.
Nos Sub-12 Masculino, Nikolai Fleiss teve uma boa estratégia e posicionamento no line up apostando em apanhar as ondas com maior potencial que oferecessem secções críticas.
Começou a liderar a bateria com uma onda sólida de 6.25 pontos onde, depois de realizar uma boa manobra no outside, conseguiu trabalha-la bem até ao inside. Xavier Cassiano Neves foi o surfista mais ativo e mostrou algumas boas manobras, mas ao optar por ficar na zona a meio caminho do inside acabou por não conseguir notas mais altas.
Oliver Fleiss também teve uma prestação positiva, mas quando o seu irmão apanhou a “bomba” da final onde aplicou um reentry fortíssimo e crítico na junção, elevando o nível para o patamar da excelência com 8.25 pontos, encerrou praticamente a discussão davitória terminando com 14.50 pontos. Oliver ficou em 2º lugar com 8.90 pontos, Xavier Cassiano Neves em 3º com 7.80 pontos e Malte em 4º com 4.05 pontos.
A 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa realizou-se durante esta semana de 1 a 7 de Abril com um conjunto de eventos dedicados à nova geração do surf nacional organizados pela ASCC que resulta na 2ª edição do ASCC Surf Festival.
Esta prova conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf e Marcelino Beach Club.
Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais
vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação
Portuguesa de Surf e IPDJ.
Créditos fotográficos: Caparica Waves