Jaime Veselko, Miriam Julião, Martinho Barros, Suri Rodrigues, Fynn Crato e Sienna Rodrigues vencem Rip Curl GromSearch na Costa de Caparica

Jaime Veselko, Miriam Julião, Martinho Barros, Suri Rodrigues, Fynn Crato e Sienna Rodrigues vencem Rip Curl GromSearch na Costa de Caparica

Jaime Veselko, Miriam Julião, Martinho Barros, Suri Rodrigues, Fynn Crato e Sienna Rodrigues venceram ontem o Rip Curl GromSearch na praia do Marcelino, Costa de Caparica.

O terceiro e último dia de competição desta prova dedicada à nova geração organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica), em parceria com a Federação Portuguesa de Surf e Rip Curl contou com boas ondas de 1m tendo ido para a água as finais com duração de 30 minutos de todas as categorias: Sub-16 Masculino e Feminino, Sub-14 Masculino e Feminino e Sub-12 Masculino e Feminino. O campeonato está inserido no ASCC Surf Festival que durante esta semana anima a Costa de Caparica com um conjunto de eventos dedicados aos novos talentos do surf nacional.Em Sub-16 Masculino a vitória sorriu a Jaime Veselko que fechou com chave d’ouro a sua prestação dos dois dias anteriores onde se tinha destacado. O surfista de Carcavelos mostrou um surf de rail afiado tendo liderado a bateria a partir da sua segunda onda em que fez 6.00 pontos tendo posteriormente melhorado o seu score terminando com um total de 12.85 pontos (6.75 + 6.10). Tomás Pereira também mostrou bom surf ficando em 2º lugar com o score de 8.75 pontos, Manuel Pirujinho em 3º com 7.70 pontos e Tiago Guerra em 4º com 4.70 pontos devido a ter cometido uma interferência.

“Foi um bom heat e as ondas estavam boas”, referiu o campeão. “Consegui apanhar duas ondas boas que me deram a liderança do heat. Estou muito contente por ter ganho e ter alcançado este objetivo. Não comecei da melhor maneira porque caí numa manobra, mas na segunda consegui fazer 6.00 pontos e fiquei mais confiante. E foi mais fácil gerir o heat e melhorar o score. As minhas expectativas para a final europeia são boas, quero ganhar.
Estou confiante a acho que vai ser uma grande final com nível de surf bastante alto”, finalizou

Nos Sub-16 Feminino, Miriam Julião começou forte com um reentry arriscado na junção que lhe valeu 5.75 pontos e a liderança do heat. Foi gerindo a final e acabou por vencer com o score de 10.55 pontos. Sofia Matos também esteve em bom plano e foi quem esteve mais perto de discutir a vitória, mas terminou na 2ª posição com 8.75 pontos, com Francisca Miranda em 3º com 7.70 e Mariana Pereira em 4º com 7.20 pontos.

“Esta final e esta vitória foram muito importantes para mim pois é o meu último ano de Sub-16”, salientou a campeã. “Sempre gostei do Rip Curl GromSearch e fiquei muito feliz por ganhar. Hoje as condições melhoraram, tentei dar o melhor de mim e não pensar negativo. Estou com expectativas altas para a final europeia, tenho treinado muito e vou treinar ainda mais. Quero chegar lá e fazer um ótimo resultado”, concluiu

Em Sub-14 Masculino, Martinho Barros iniciou a final de forma autoritária com uma onda de 5.75 pontos onde aplicou um forte carve e uma boa finalização. Apesar dos ataques dos seus adversários foi procurando melhorar o seu score e acabou por fazer uma direita com um reentry fortíssimo de frontside que valeu 6.50 pontos, a melhor onda da final. Sagrou-se campeão com o score de 12.25 pontos. Francisco Santos (8.60 pontos), Ruy Morais (6.05 pontos) e Francisco Anglani (5.50 pontos) estiveram em forma e mostraram boa reação e boas manobras, mas terminaram em 2º, 3º e 4º lugar, respetivamente.

Nos Sub-14 Feminino, Suri Rodrigues foi construindo o seu score ao longo do heat apesar da boa resposta das adversárias. Ana Mel esteve a liderar a final, mas a reação da surfista algarvia viria a levá-la para o primeiro lugar sagrando-se campeã tendo na sua última onda elevado o nível com 7.50 pontos onde realizou uma combinação de boas manobras.
Terminou com o score vencedor de 12.40 pontos, com Ana Mel em 2º lugar com 9.25 pontos, Flor Escudeiro em 3º com 5.75 pontos e Matilde Simões em 4º com 4.60 pontos.

Em Sub-12 Masculino, Fynn Crato arrancou muito bem logo com um forte reentry de finalização numa onda que valeu 6.00 pontos assumindo a liderança do heat. A sua última onda com 5.25 pontos acabaria por selar a vitória com o score de 11.25 pontos. Nikolai Fleiss foi quem deu mais luta ao líder da bateria mostrando também bom surf tendo terminado em 2º lugar com 9.30 pontos. Xavier Cassiano Neves (6.00 pontos) e Mark Tkachenko (5.65 pontos) ficaram em 3º e 4º lugar, respetivamente.

Nos Sub-12 Feminino, as pequenas surfistas enfrentaram um mar desafiante e foram as heroínas do dia tendo a vitória sorrido a Sienna Rodrigues que fez 6.75 pontos com Salomé Gonçalves em 2º lugar.

De salientar que os campeões de cada categoria estão qualificados para a final europeia do Rip Curl GromSearch que será numa data e local ainda por revelar.

Durante o evento realizaram-se atividades paralelas à competição como ações de consciencialização ambiental com a Skeleton Sea, passatempos e jogos lúdicos e educativos.

O Rip Curl GromSearch contou com os patrocínios de Oakley, FCS, Polen Surfboards e com os apoios de Almada Forum, Native Açaí e Go Chill e está integrado no programa de eventos do ASCC Surf Festival que entre 1 e 7 de Abril irá realizar vários eventos dedicados à nova geração, na Costa de Caparica.

Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.

Crédito fotográficos: Caparica Waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?