Pietro Garroux e Maria Dias em destaque no arranque da 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
A 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill arrancou hoje com ondas de 0,5 na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
O início da prova foi desafiante com ondas pequenas logo pela manhã que obrigaram a organização a cargo da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) a aguardar pela entrada da ondulação sendo que as condições foram melhorando ao longo do dia.
Realizaram-se as baterias do Round 1 de Open e de Sub-21 bem como os quartos-de- final de Open, Sub-16 e Feminino. Com ondas rápidas e com potencial para algumas manobras, os atletas que se deram melhor optaram por arriscar tudo numa manobra crítica ou na combinação de duas ou três manobras.
Em Open, Pietro Garroux efetuou o melhor score do dia com 11.90 enquanto Namor Cayres fez a melhor onda com 6.83 pontos vencendo a sua bateria com 11.66 pontos. O local Miguel Matos, Guilherme Vila e Sacha Garcia foram outros dos surfistas que mostraram boas manobras efetuando scores acima dos 11.00 pontos.
No Feminino, a surfista local, Maria Dias, foi quem esteve melhor vencendo a bateria com a melhor onda e score do dia nesta categoria, 4.33 e 6.86 pontos, respetivamente. Carlota Chaveiro, Beatriz Costa, Alma Aviarm, Mirna Boelsma e Inês Piedade foram outras das atletas em bom plano que se qualificaram igualmente para as meias-finais.
Em Sub-21, Pietro Garroux voltou a estar em destaque mostrando consistência ao efetuar o melhor score com 11.57 pontos. Já João Crespo fez a melhor onda do dia com 6.17 pontos vencendo a sua bateria com 10.50 pontos seguindo igualmente para os quartos-de-final da
prova.
Tomás Pereira foi o melhor surfista do dia nos Sub-16 vencendo a sua bateria com 9.00 pontos, o melhor score do dia a que juntou também a melhor onda com 5.00 pontos. Gustavo foi outro dos surfistas que esteve em bom nível vencendo o seu heat com 8.16 pontos rumo às meias-finais.
Amanhã, domingo, é dia da reta final do evento com a coroação dos vencedores de cada categoria e ficarmos a saber quem vai arrancar na liderança do ranking do circuito que conta com três etapas regulares das quais vão sair os atletas qualificados para o Special Event.
O call para amanhã está marcado para as 8.10h.
O Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf, Mar Surfboards e Marcelino Beach Club.
Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.
créditos fotográficos: caparica waves