Namor Cayres, Maria Dias, Pietro Garroux e Toxa vencem 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Namor Cayres, Maria Dias, Pietro Garroux e Toxa vencem 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Namor Cayres, Maria Dias, Pietro Garroux e Toxa venceram este Domingo a 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realizou este fim-de-semana na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
O segundo e último dia desta prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com ondas de 0,5 e alguns sets maiores sendo que o melhor ficou guardado para o fim com as ondas a entrarem com mais potencial durante as finais das categorias de Open, Feminino, Sub-21 e Sub-16.

Na categoria Open assistiu-se a uma final emocionanate em que o local, Miguel Matos, começou por trabalhar bem uma direita que valeu 4.67 pontos e a momentânea liderança.
No entanto, logo de seguida, Namor Cayres e Pietro Garroux reagiram com ondas na casa dos 5 pontos sendo que o back-up de Cayres de 3.83 valeu-lhe ter saltado para o 1º lugar.
Miguel Matos e Sacha Garcia realizaram algumas boas manobras para tentar vencer a final mas foi Garroux quem, nos últimos minutos, após várias tentativas, apanhou uma boa direita tendo trabalhado bem a onda finalizando com um reentry forte na junção que valeu 5.07 pontos subindo ao 1º lugar. Quando tudo parecia estar decidido, Cayres respondeu com a sua derradeira onda abrindo bem com um carve e concluindo com uma boa finalização que resultou na melhor onda da final, 5.67 pontos, que lhe devolveu a liderança e garantiu a vitória na etapa com 10.84 pontos. Pietro Garroux ficou em 2º lugar com 10.50
pontos, Miguel Matos em 3º lugar com 8.87 pontos e Sacha Garcia em 4º lugar com 6.10 pontos.
“Fiquei acreditando até ao final que a onda ia surgir e veio”, afirmou o surfista brasileiro. “Consegui surfar bem essa onda e a minha prancha está boa. As melhores condições foram mesmo na final com ondas excelentes e estou muito feliz por levar essa vitória. O ano passado fiquei em 3º lugar no ranking. Este circuito tem surfistas muito bons, mas a minha meta este ano é ser campeão. Estiveram altas ondas no Marcelino e a ASCC está mais uma
vez de parabéns por este campeonato”, finalizou.

No Feminino, a surfista local, Maria Dias, começou forte com uma onda de 5.00 pontos que lhe deu a liderança de onde não mais saiu até ao fim tendo mostrado boas manobras com projeção. Após várias tentativas, realizou a melhor onda da final com 6.33 pontos fechando com o score vencedor de 11.33 pontos. A reação de Beatriz Costa com um par de ondas consecutivas na casa dos 4 pontos onde combinou boas manobras levou-a para o 2º lugar terminando com o score de 8.60 pontos com Inês Piedade em 3º com 7.90 pontos e Mirna Boelsma em 4º com 7.10 pontos.

“Consegui começar logo com uma onda de 5.00 pontos para acalmar os nervos”, salientou a campeã. “Logo a seguir quis fazer um back-up e lá consegui um 4 e tal. Depois pensei que, já que estava na liderança, vou tentar melhorar o score. As minhas adversárias continuavam a melhorar os scores delas ao longo do heat, por isso, só queria fazer manobras mais críticas. E consegui melhorar com uma manobra numa junção para direita além de outra boa onda para esquerda. As condições estiveram complicadas, principalmente ontem, mas andei a treinar a semana inteira aqui e sabia, mais ou menos, como iria estar o mar com as
diferentes marés. O dia de hoje com estas boas ondas na final não era expectável, mas gostei muito. Agora é preparar-me para o Pro Junior nacional em Viana do Castelo e vou com o mindset de querer surfar bem e ganhar”, rematou.

Nos Sub-21, Salvador Vala começou por liderar com nota positiva de 5.17 pontos mas Pietro Garroux respondeu com uma boa direita bem trabalhada que valeu 6.00 pontos ascendendo ao 1º lugar. João Crespo e Sacha Garcia também mostraram bom surf sendo que o primeiro ocupou a 2ª posição até perto do final quando Vala reagiu com uma direita realizando boas manobras que valeu 5.67 pontos e lhe garantiu o título de vice-campeão da etapa com o score de 10.84 pontos, deixando Crespo em 3º lugar com 9.33 pontos e Garcia em 4º com 8.93 pontos. A reação final de Vala podia ter mudado o rumo dos acontecimentos caso
Garroux não tivesse guardado o melhor para o fim, defendendo a sua liderança com a melhor onda da final, 7.17 pontos, que lhe garantiu a vitória na etapa com o score de 13.17 pontos.

Na categoria de Sub-16, Toxa arrancou bem com uma onda de 5.00 pontos. Apesar do bom surf mostrado pelos adversários que discutaram a vitória até ao fim proporcinando uma bateria renhida, de uma acentada o líder melhorou o seu score com ondas de 5.83 e 5.67 pontos colocando mais pressão na concorrência acabando por se sagrar campeão da etapa com o score de 11.50 pontos. Tomás Pereira ficou em 2º lugar com 8.44 pontos, Zé Pedro
Gonçalves em 3º com 8.40 pontos e Gustavo em 4º com 7.24 pontos.
A luta pela qualificação para o Special Event do circuito começou da melhor forma com baterias bem disputadas e bom nível de surf. Além desta etapa seguem-se mais duas de onde sairão no final os surfistas qualificados para esse evento especial que irá oferecer bons prémios aos campeões.

Calendário do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill:
1ª etapa – 4 e 5 de Maio – já realizada
2ª etapa – data a anunciar
3ª etapa – data a anunciar
Special Event – Novembro (data a anunciar)

O Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf, Mar Surfboards e Marcelino Beach Club.

Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.

créditos fotográficos: caparica waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?