Nova geração mostra bom nível de surf no arranque da 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
Realizou-se hoje o primeiro dia de competição da 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa (CRSGL) que termina amanhã na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.
A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) em conjunto com a FPS (Federação Portuguesa de Surf) está a ser disputada nas categorias Sub-12, Sub-16, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. As ondas estiveram com 1m e boa formação permitindo aos atletas escolher aquelas com melhor potencial de forma a realizaram boas combinações de manobras críticas.
Em Sub-18 Feminino, as surfistas locais, Maria Dias e Sofia Matos, estiveram em destaque ao realizarem os dois melhores scores do dia nesta categoria, com 13.25 e 12.50 pontos, respetivamente. Estes bons desempenhos foram alcançados na mesma bateria das meias finais com a vitória da primeira e o 2º lugar de Sofia Matos tendo ambas levado para casa a melhor onda do dia: 7.25 pontos. Irão disputar amanhã a final com Carlota Chaveiro que venceu a outra meia-final com 10.35 pontos sendo acompanhada de Lua Escudeiro com 9.40 pontos.
Nos Sub-16 Masculino realizou-se a ronda 1 e os quartos-de-final com Manuel Pirujinho a evidenciar-se alcançando o melhor score do dia com 13.25 pontos. Francisco Santos foi outros dos atletas em bom plano ao realizar a melhor onda do dia com 7.50 pontos vencendo a sua bateria com 11.70 pontos.
Francisco Magalhães, Tomás Pereira, Tiago Guerra, António Lucas e António Marques foram outros dos atletas com performances sólidas que também carimbaram a passagem às meias-finais.Na categoria de Sub-16 Feminino, Sofia Matos foi quem se deu melhor nas meias-finais e voltou a ter uma performance consistente efetuando o melhor score com 11.25 pontos. Na outra meia-final, a também surfista local, Francisca Miranda, venceu com 8.10 pontos. Ambas vão disputar a final amanhã juntamente com Catarina Rocha e Inês Piedade.
Nos Sub-12 Masculino, Oliver Fleiss foi o melhor surfista do dia ao realizar 10.65 pontos na bateria que venceu nas meias-finais. Foi acompanhado do outro lado do quadro de competição por Nikolas Fleiss que venceu a segunda meia-final com a melhor onda desta categoria (6.50 pontos) e score total de 10.20 pontos. Xavier Cassiano Neves e Malte ficaram em 2º lugar qualificando-se igualmente para a final.
O call para amanhã está marcado para as 10.30h e será o dia que irá decidir os vencedores de cada categoria.
A 2ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa acontece durante esta semana de 1 a 7 de Abril com um conjunto de eventos dedicados à nova geração do surf nacional organizados pela ASCC que resulta na 2ª edição do ASCC Surf Festival.
Esta prova conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf e Marcelino Beach Club.
Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais
vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação
Portuguesa de Surf e IPDJ.
Crédito fotográficos: Caparica Waves