Miguel Matos, Maria Dias, Siam Nikritin e Manuel Pirujinho venceram este domingo a 2ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill.

Miguel Matos, Maria Dias, Siam Nikritin e Manuel Pirujinho venceram este domingo a 2ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill.

Miguel Matos, Maria Dias, Siam Nikritin e Manuel Pirujinho venceram este domingo a 2ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill.

A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um total de 96 inscritos sendo que as finais de cada categoria contaram com 25 minutos de duração. As ondas estiveram com 0,5m a 1m e vento Noroeste na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

Na categoria Open assistiu-se a uma final emocionante e disputada até ao último segundo.
Após a troca inicial de ondas, Namor Cayres assumiu a liderança sendo posteriormente suplantado por Jhon Junior, campeão deste circuito por diversas vezes, e por Martim Paulino.
O momento decisivo da final aconteceu quando numa onda dividida, Jhon Junior vai pra a direita e Miguel Matos opta por ir para a esquerda desferindo várias manobras críticas de backside e faz uma nota excelente de 8 pontos enquanto que o seu adversário fez 6.90 pontos.
A um minuto do fim entra o último set com os quatro atletas a apanhar ondas. O suspense imperou até depois da buzina tocar com os juízes a deliberarem que a onda de Martim Paulino onde fez um aéreo reverse de backside valeu 7.33 pontos, mas insuficiente para chegar ao primeiro lugar. Miguel Matos venceu com o score de 13.03 pontos, Martim Paulino ficou em 2º lugar com 12.93 pontos, Jhon Junior em 3º lugar com 12.40 pontos e Namor Cayres em 4º lugar com 12.17 pontos.

“Já tinha visto cá de fora que, por vezes, vinham umas boas ondas ali encostadas ao pontão”, começou por dizer o vencedor que fez a melhor onda do evento na final. “Estava sem prioridade, o Jhon foi para direita e apanhei essa boa esquerda e foi só surfar. Fiquei à procura de um back up mas no fim do heat cometi um erro ao deixar o Martim ir numa onda mas felizmente ele não virou. É sempre bom ganhar especialmente em casa e foi um bom treino para a próxima etapa da Liga MEO na Ericeira”, rematou.

No Feminino, a também surfista local, Maria Dias, escolheu logo no início uma boa esquerda trabalhando bem o seu surf de backside que valeu 6.17 pontos. Voltou a repetir a dose e na onda seguinte fez 6.83 pontos deixando as adversárias a correr atrás do prejuízo. A boa reação de Erica Máximo numa direita onde atacou forte com o seu surf de backside fazendo a melhor onda da bateria com 7.17 pontos deixou tudo por decidir. A atual campeã nacional Pro Júnior deu tudo até ao final para alcançar o 1º lugar, mas foi insuficiente. Maria Dias venceu com o score de 13.00 pontos, Erica Máximo ficou em 2º lugar com 11.14, Camila Cardoso em 3º com 9.90 e Beatriz Carvalho em 4º lugar com 7.27 pontos.

“Consegui fazer logo duas ondas boas na casa dos 6 pontos e depois foi só estar no sítio certo para que se viesse alguma onda boa poder melhorar o meu score”, afirmou a campeã. “Mas como não veio foi só mesmo gerir e ver o que as minhas adversárias estavam a fazer. Este resultado dá-me motivação e consegui mostrar o meu surf já que a outra etapa não me correu tão bem. Estou contente e agora é focar-me na etapa nacional do Pro Junior e nos estágios da seleção nacional”, finalizou

Nos Sub-21 assistiu-se a uma final renhida vencida por Siam Nikritin com o score de 11.56 pontos. O surfista israelita apresentou uma boa consistência ao longo do evento com um bom surf de rail e conquistou a vitória. Guertener ficou em 2º lugar com 10.07 pontos, Miguel Lages em 3º lugar com 9.66 pontos e Gabriel Ribeiro em 4º com 7.50 pontos.

 

Nos Sub-16, todos os finalistas mostraram bons pormenores de surf, mas Manuel Pirujinho marcou a diferença com uma onda de backside bem trabalhada que valeu 6.00 pontos a cerca de 12 minutos do fim. Francisco Magalhães terminou em 2º lugar com 9.76 pontos, Pietro Garroux em 3º com 8.63 pontos e Tiago Guerra em 4º lugar com 8.43 pontos.
A próxima etapa do circuito realiza-se em Outubro.

Calendário do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

1ª etapa – 1 e 2 Abril – já realizada
2ª etapa – 29 e 30 Abril – já realizada
3ª etapa – Outubro
Special Event – 21 e 22 Outubro

O Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf e Marcelino Beach Club.

Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.

Créditos Fotográficos: Caparica Waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?