Martim Paulino e Hinata Shimizu vencem Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Martim Paulino e Hinata Shimizu vencem Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Martim Paulino e Hinata Shimizu venceram hoje o Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que decorreu este fim-de-semana na praia do Marcelino, Costa de Caparica.

O segundo e último dia de competição contou com ondas de 1m com vento offshore até final da manhã tendo posteriormente virado para onshore. A prova teve de aguardar pelo recomeço a meio da manhã devido ao nevoeiro que se fez sentir. O evento especial organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) juntou o Top 24 Open masculino, Top 14 Feminino, Top 3 de Sub-21 e Top 3 de Sub-16 e os wildcards (dois masculinos e dois femininos) do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill.

Na categoria Open, Martim Paulino sagrou-se campeão do Special Event vencendo na final o brasileiro, Namor Cayres, com o score de 11.40 pontos (5.83 + 5.57) contra os 10.93 pontos (5.60 + 5.33) do seu adversário. O surfista local da Costa de Caparica, que venceu a 3ª e última etapa do circuito no passado fim-de-semana, sagrando-se campeão, voltou a utilizar o seu conhecimento local para escolher as melhores ondas e aplicar a sua fórmula de surf de rail com boas combinações de manobras críticas. Teve um início mais forte de bateria e geriu até ao fim apesar do bom surf mostrado por Namor Cayres que tentou inverter o rumo dos acontecimentos, mas sem efeito.

O campeão deste evento em 2022, Francisco Almeida, bem como o wildcard, Francisco Alves, foram às meias-finais tendo sido derrotados por Martim Paulino e Namor Cayres, respetivamente, despedindo-se da prova com um 3º lugar ex-aequo.

“Estou super feliz e hoje é um dia especial para mim porque estão aqui os meus amigos”, afirmou o campeão. “Competir em casa é ótimo e com este apoio as coisas tornam-se mais fáceis. O nível de surf neste campeonato foi alto, todos estavam a surfar bem. Este era um dos meus objetivos para finalizar o ano. As condições não estiveram fáceis, ontem esteve pequeno e hoje maior e a dar alguma “porrada” o que exigiu muito de nós fisicamente.
Agora é tempo de descansar e fazer uma viagem para apanhar boas ondas de calções. Vou começar a trabalhar para iniciar o próximo ano da melhor forma”, finalizou.

Na final da categoria Feminina a surfista japonesa, Hinata Shimizu, foi a grande vencedora tendo derrotado a atleta local, Sofia Matos, com o score de 11.50 pontos (6.17 + 5.33) contra os 2.66 pontos da adversária. Shimizu teve o melhor posicionamento no lineup e escolheu as melhores ondas executando uma boa combinação de manobras de frontside.

“A corrente estava forte e as ondas difíceis, mas consegui focar-me no meu surf de forma a apanhar as melhores ondas e alcançar o resultado que queria”, referiu a vencedora. “Tive a sorte de poder treinar e competir na última etapa do circuito no passado fim-de-semana e também neste evento especial que contou com alguns dos melhores surfistas portugueses.
Estou feliz por ter tido uma boa experiência e vencido a prova. Foi um bom treino para as provas do circuito Pro Junior e do circuito mundial de qualificação da World Surf League no próximo ano”, rematou.

A wildcard local, Mafalda Lopes, e a japonesa, Hinano Shimizu (irmã da vencedora) ficaram nas meias-finais da prova tendo perdido para Hinata Shimizu e Sofia Matos, respetivamente.

A prova contou com um prémio total no valor de 5.000 euros atribuídos em vouchers de prémios da 58 Surf além de uma prancha de surf nova da Mar Surfboards para os campeões das categorias Open e Feminino.

“A prova decorreu com boas condições apesar do mar pequeno no sábado e mar bem maior no domingo”, referiu o vice-presidente da ASCC, Paulo Jacinto. “O balanço do circuito e deste Special Event é muito positivo. Houve momentos de muito bom surf com surfistas mais experientes e outros da nova geração. Obrigado a todos os parceiros e patrocinadores que tornaram este evento possível e que contribuem decisivamente para evolução do surf na Costa de Caparica e não só. Na próxima semana temos o último evento do ano dedicado à nova geração do surf nacional e estão todos convidados”, finalizou.

créditos fotográficos: Caparica Waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?