Maria Dias, António Lucas, Teresa Pereira e Zé Maria Antunes foram os vencedores da 4ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa

Maria Dias, António Lucas, Teresa Pereira e Zé Maria Antunes foram os vencedores da 4ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa

Zé Champalimaud sagrou-se campeão de Sub-16 Masculino do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa cuja 4ª etapa terminou hoje na Praia do Marcelino, Costa de Caparica. Ao chegar às meias-finais desta categoria o jovem surfista de Cascais conquistou o título garantindo também a qualificação para a final do Circuito Nacional de Surf Esperanças.

O segundo e último dia de competição da prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) em parceria com a FPS (Federação Portuguesa de Surf) decorreu com Sol e boas ondas de 1m com alguns sets maiores e vento offshore que proporcionaram condições mais favoráveis do que no dia anterior.

Na final de Sub-18 Feminino, Maria Dias impôs-se desde o início com bom surf de frontside com ondas de 6.25 e 5.50 pontos nas quais aplicou rasgadas fortes. Sofia Matos e Carlota Chaveiro deram uma boa resposta com ondas de 6.85 para a primeira e 7.00 pontos para a segunda (a melhor onda da final onde mostrou um surf de backside crítico), mas que foram insuficientes para chegar ao primeiro lugar. Maria Dias venceu com o score de 11.75 pontos com Sofia Matos em 2º com 11.60 pontos, Carlota Chaveiro em 3º com 9.50 pontos e Leonor Mendes de Almeida em 4º com 3.95 pontos.

Em Sub-16 Masculino assistiu-se a uma final renhida com bom nível de surf. Manuel Pirujinho começou forte com uma direita bem trabalhada com várias batidas de backside que valeu 6.75 pontos. Baltazar Leão reagiu bem com uma onda de 7.50 pontos, mas o back up de Pirujinho com 5.75 valeu-lhe a liderança durante vários minutos. E foi quando António Lucas com duas ondas de rajada onde aplicou rasgadas críticas respondendo à concorrência com 7.10 e 6.25 pontos efetuando a reviravolta para a liderança com o score de 13.35 pontos com o qual acabaria por vencer a etapa. Manuel Pirujinho ficou em 2º lugar com 12.50 pontos, Baltazar Leão em 3º lugar com 11.30 pontos e Joaquim Trindade em 4º lugar com 9.10 pontos.
Com este resultado, Pirujinho sagrou-se vice-campeão regional de Sub-16 do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa.

Nos Sub-16 Feminino, Teresa Pereira dominou a final ao descobrir as direitas mais compridas mostrando bom surf de backside tendo feito 6.00 e 5.25 pontos nas duas melhores ondas vencendo a etapa com o score de 11.25 pontos. A última onda de Lua Escudeiro de 5.30 pontos garantiu-lhe nos últimos minutos a subida ao 2º lugar com um score de 9.70 pontos tendo Sofia Matos ficado em 3º lugar com 8.60 pontos e Francisca Miranda terminado em 4º lugar com 6.05 pontos.

Na final de Sub-12 Masculino os atletas tiveram algumas dificuldades em posicionarem-se no line-up nos instantes iniciais de forma a encontrarem as ondas boas. Zé Maria Antunes abriu com uma onda de 5.25 onde executou uma boa conjugação de manobras tendo
liderado a final do início ao fim conquistando a vitória na etapa com um score de 9.05 pontos. O atual campeão nacional de Sub-12 e Sub-14, Francisco Santos, que tinha sido o destaque no dia anterior com uma onda excelente de 8.50 pontos tentou por diversas vezes chegar à liderança, mas as várias quedas impediram-no de obter um melhor resultado terminando no 2º lugar com o score de 6.70 pontos. João Buco ficou em 3º com 3.50 pontos e Lucas Santos em 4º lugar com 1.95 pontos.

A 4ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa está inserida na 1ª edição do ASCC Surf Festival que ao longo de uma semana apresenta um conjunto de eventos de surf dedicados à nova geração.

Esta etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf e Marcelino Beach Club.

Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.

Créditos fotográficos: Caparica Waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?