Guilherme Ribeiro no Challenger Series da World Surf League
Guilherme Ribeiro estreou-se no Bonsoy Gold Coast Pro, 1ª etapa do circuito Challenger Series da World Surf League que decorre na praia de Snapper Rocks, na Gold Coast, Austrália.
O atleta da ASCC teve uma prestação positiva mostrando bom surf e boas manobras naquela que foi considerada pela WSL no programa Post Show de resumo do primeiro dia de competição como a bateria em destaque na prova masculina. O nível de surf esteve altíssimo e o surfista da Costa de Caparica mostrou um surf de rail crítico tendo feito a segunda melhor onda da bateria com 7.93 pontos com três dos cinco juízes a darem-lhe uma nota excelente.
Guilherme esteve durante algum tempo no 2º lugar da bateria o que lhe daria acesso à ronda 2 mas a reação do experiente surfista brasileiro, Rafael Teixeira, viria a colocá-lo nessa posição relegando o português para 3º lugar onde terminou com 13.73 pontos (7.33 + 5.80). O surfista de 22 anos, campeão nacional em 2022, ainda lutou até ao fim para alcançar a qualificação para a próxima fase mas o tempo escasseou e despediu-se da prova com um 65º lugar.
Nesta que foi uma das melhores baterias da primeira ronda masculina, o francês Charly Quivront teve um exímia escolha de ondas e venceu com score de 14.00 pontos, Rafael Teixeira ficou em 2º lugar com 13.90 pontos, Guilherme Ribeiro em 3º com 13.73 pontos e Daniel Emslie em 4º com 11.67 pontos.
Esta foi uma bateria de aprendizagem onde o surf demonstrado por Guilherme Ribeiro foi bem melhor do que o resultado o que deixa sinais positivos e boas perspetivas para a próxima etapa, o GWM Sydney Surf Pro, que se realiza de 9 a 16 de Maio em Sidney, também na Austrália.
Mafalda Lopes esteve até ao último segundo a aguardar uma vaga para entrar no evento feminino mas essa oportunidade acabou por não surgir e ficará a aguardar para mostrar o seu surf noutra etapa como wildcard.