ASCC estabelece protocolo com CMA e Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina para a nova etapa do projeto “Surf no Bairro”
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) assinou um protocolo de cooperação com a CMA (Câmara Municipal de Almada) e o Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina para desenvolver em 2024 o projeto “Surf no Bairro”, iniciado este ano, que visa promover a melhoria do bem-estar social e o sucesso escolar na vida de crianças e jovens dos bairros economicamente desfavorecidos do concelho de Almada, através da prática do Surf e do contacto com a natureza.
Esta parceria vai permitir promover, implementar e operacionalizar o projeto dirigido a 120 alunos/as que frequentam os 1º e 2º ciclos do ensino básico, fomentando assim a prática de estilos de vida saudáveis, com os benefícios associados à prática da atividade física, assim como na promoção de competências motoras e de desenvolvimento pessoal, proporcionando condições promotoras do sucesso escolar.
Os principais objetivos são:
– Desenvolver nos/as alunos/as competências como a autonomia, a liberdade de expressão, a gestão das emoções e a resiliência
– Promover a aquisição de estilos de vida saudáveis e a melhoria da condição física
– Promover o gosto pelas atividades físicas relacionas com o mar
– Promover o respeito pelo meio ambiente
– Proporcionar aos/às alunos/as do 1º e 2º ciclos do ensino básico, uma experiência de surf adequada e diferenciada, promovendo o conhecimento de práticas desportivas, o desenvolvimento social e intelectual.
Assim, 120 crianças do Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina irão ter oportunidade de aprender a surfar todos os sábados de Janeiro a Julho. Além da prática do desporto em si, irão aprender os valores da cultura do surf, as estratégias para um novo estilo de vida e uma nova realidade para as suas vidas.
O primeiro passo deste projeto de inclusão social aconteceu em Abril de 2023 durante o ASCC Surf Festival quando 21 crianças pertencentes ao Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina tiveram oportunidade de experimentar pela primeira vez nas suas vidas uma aula de surf.
“O Surf no Bairro” dá agora mais um importante passo para o seu desenvolvimento e continuidade prometendo muito divertimento e sorrisos às crianças e jovens que irão participar nele em 2024.
“Estamos entusiasmados por avançarmos para uma nova etapa neste projeto”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Vamos ter oportunidade de continuar a fazer aquilo que nos move que é darmos oportunidade a estas crianças e jovens de terem uma vida melhor através da prática do surf. Estamos gratos à Câmara Municipal de Almada por acreditar no nosso projeto e permitir, através deste apoio, que mais alunos tenham acesso a ele e terem uma vida diferente daquela que têm no bairro. Além da iniciação do surf, outro dos nossos objetivos é descobrir novos talentos que possam vir a ser campeões no futuro.
Um agradecimento especial à presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros e aos seus vereadores bem como à diretora do Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina, Sónia Gancho,” finalizou.