ASCC destaca principais momentos do ano e faz balanço positivo de 2023
0 comments
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) faz um balanço positivo de 2023 que está prestes a terminar, ano em que a atual direção do clube celebrou 10 anos. Foram várias as novidades apresentadas pelo clube de surf caparicano que contribuíram para dinamizar com diversas atividades o concelho de Almada, mais concretamente a praia do Marcelino, juntando a comunidade do surf local e nacional.
Uma das grandes inovações deste ano foi a primeira edição do ASCC Surf Festival que levou a festa do surf da nova geração às ondas da Costa de Caparica. Ao longo de uma semana, na altura da Páscoa, tiveram lugar vários eventos de surf que criaram uma dinâmica única e uma visibilidade notável com a presença dos novos talentos do surf nacional que são as futuras estrelas do desporto.
Deste conjunto de eventos fizeram parte uma etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa nas categorias de Sub-12, Sub-16, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino, o Rip Curl GromSearch, uma das provas mais importantes para surfistas Sub-16 a nível europeu e mundial que levou surfistas nacionais a competir lá fora, o projeto de inclusão social, Surf no Bairro, bem como uma etapa do Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill com as categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14 Masculino e Feminino.
Outra das novidades foi o ASCC Caparica Qualifying, uma prova especial de qualificação organizada pela ASCC em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf (FPS) que apurou oito atletas masculinos e quatro feminino para a Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf português que decide os campeões nacionais de ambas as categorias.
Ao longo do ano, em conformidade e parceria com a FPS foram realizados um total de quatro eventos: duas etapas do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa, o ASCC Caparica Qualifying e o Rip Curl GromSearch.
O projeto de inclusão social, Surf no Bairro, em parceria com o Almada Fórum, Junta de Freguesia da Costa de Caparica e Junta Freguesia de Caparica e Trafaria proporcionou aulas de surf gratuitas a crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Miradouro de Alfazina. A primeira edição do evento foi um sucesso e teve continuidade nas semanas seguintes com aulas de surf para crianças e jovens de bairros desfavorecidos de Almada que tiveram oportunidade de apanhar boas ondas com muita diversão e sorrisos à mistura.
A ASCC deu continuidade ao Circuito Caparica Power sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realiza desde 2013 e que contou com três etapas nas categorias Open, Feminino, Sub-21 e Sub-16 e um Special Event com um prémio aliciante de 6.000 euros em material. Este circuito muito competitivo contou com os melhores surfistas nacionais e da Costa de Caparica (Martim Paulino, Francisco Almeida, Francisco Alves, Miguel Matos, Francisco Queimado, Manuel Pirujinho, Mafalda Lopes, Beatriz Carvalho, Lua Escudeiro e Maria Dias, entre outros) e alguns internacionais como foram os casos dos israelitas, Elay Bochan e Siam Nikritin, da basca Ariane Ochoa, e das japonesas Hinata e Hinano Shimizu, entre outros.
Já o Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill reuniu novamente a nova geração que competiu em três etapas nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14 Masculino e Feminino. Entre a competição a sério para os mais crescidos e a vertente pedagógico-didática para os mais novos, que contaram com o auxílio de pais e treinadores, a diversão, o convívio e as amizades falaram mais alto.
Em termos do projeto de formação, a escola de surf da ASCC realizou aulas de surf de Janeiro a Dezembro com uma atividade mais intensa durante o Verão. Os ATL’s foram um sucesso com cerca de 30/40 novos alunos de iniciação por semana que experimentaram a sensação de apanhar ondas com muita diversão.
O projeto Progressive Surf Kids arrancou neste final de ano dando oportunidade a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos de aperfeiçoarem o seu nível de surf dando sequência à forte adesão registada nos meses anteriores nos ATL’s.
Durante o ano inseridos no programa de atividades dos ATL’s/Férias Escolares foram estabelecidos protocolos com o Externato da Luz, Grupo Nabeiro Delta Cafés, Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Almada S.M.A.S. e Grupo Jerónimo Martins.
Foi também este ano que a ASCC apresentou o projeto Caparica Surf Center powered by ASCC à Câmara Municipal de Almada que tem como objetivo criar um Centro de Estágios colocando Almada e a Costa da Caparica como a principal referência no desporto das ondas a nível nacional e europeu. Para isso, terão de ser criadas condições de apoio para a prática desportiva, com condições de excelência, permitindo cada vez mais criar atletas de topo e recebendo também atletas de outros países. Além de alavancar a prática desportiva do surf, iria catapultar a cidade e o concelho para outro nível desportivo, turístico e económico.
“2023 foi mais um ano de sucesso com o trabalho realizado pela equipa da Associação de Surf da Costa de Caparica”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Tivemos 12 eventos organizados ao longo do ano em que um dos mais importantes, e que nos deu mais gozo fazer, foi o projeto de reintegração social, Surf no Bairro, com o Agrupamento de Escolas de Miradouro de Alfazina. A iniciativa mostrou qual é a nossa missão e a vontade de ajudar o próximo ensinando e partilhando as raízes do surf a crianças e jovens que nunca tiveram a possibilidade de experimentar surfar. Destacamos também o ASCC Surf Festival que foi inovador mostrando que é possível unir toda a comunidade da nova geração de surf de norte a sul do país durante uma semana na Costa de Caparica com um total de cerca de 400 atletas. Já os circuitos Caparica Power sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill e o ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill voltaram a ser um sucesso e estamos já a trabalhar para o próximo ano. Temos de agradecer aos nossos patrocinadores e parceiros, Almada Forum, Billabong, 58 Surf, Native Açaí, Go Chill, Mar Surfboards e Marcelino Beach Club. Um agradecimento especial à presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros e ao vereador, Filipe Pacheco e ao presidente da Junta de Freguesia de Costa de Caparica, José Ricardo. Brevemente vamos lançar o nosso plano de atividades para 2024 que será um ano ainda mais forte em termos de eventos. Obrigado a todos. Boas festas!”, finalizou.
Histórico de eventos da ASCC em 2023
Março
– 11 e 12 de Março – ASCC Caparica Qualifying
– 18 e 19 de Março – 3ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
Abril
– 1 e 2 de Abril – 1ª etapa Circuito Caparica Power sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
– 10 e 11 de Abril – Rip Curl GromSearch
– 12 e 13 de Abril – 4ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
– 14 de Abril – Apresentação “Surf no Bairro”
– 15 e 16 de Abril – 1ª etapa do Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
– 29 e 30 de Abril – 2ª etapa Circuito Caparica Power sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
Maio
– 13 e 14 de Maio – 2ª etapa do Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
Novembro
– 11 e 12 de Novembro – 3ª etapa Circuito Caparica Power sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
– 18 e 19 de Novembro – Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
Dezembro
– 1 e 2 de Dezembro – 3ª etapa do Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill
créditos fotográficos: Caparica Waves