
Vasco Leitão, Nauê Brasil e Mafalda Pinto vencem 2ª etapa do Circuito ASCC Super Groms 2025 patrocinado pelo Almada Forum apresentado pela Billabong powered by Native Açaí, Go Chill e Cabreiroá
Vasco Leitão, Nauê Brasil e Mafalda Pinto venceram este domingo a 2ª etapa do Circuito ASCC Super Groms 2025 patrocinado pelo Almada Forum apresentado pela Billabong powered by Native Açaí, Go Chill e Cabreiroá que decorreu na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
Depois do primeiro dia de prova contar com condições muito desafiantes com ondas de 1,5m e onde os groms mostraram ambição de apresentar bom surf com atitude de guerreiros do mar, o segundo e último dia de ação apresentou condições mais favoráveis trazendo entusiasmo com Sol, boas ondas de 1m com alguns sets maiores e vento offshore. No entanto, ainda houve alguns momentos em que o oceano exigiu aos atletas tarefas mais exigentes sendo que todos enfrentaram os desafios com distinção.
Com o muito público que visitou a Costa de Caparica para desfrutar de um dia de Verão em plena Primavera a assistir à ação no mar, os novos talentos do surf português fizeram-se às ondas e mostraram boas manobras embuídos num espírito de diversão e competição saudável.
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) aposta forte neste circuito e contou nesta etapa com cerca de 65 atletas inscritos tendo gerido a competição ao longo de sábado e domingo de forma a garantir as melhores condições de mar e de segurança para os atletas que competiram nas categorias Sub-14, Sub-14 Feminino, Sub-12, Sub-10 e Sub-8.
Vasco Leitão foi o grande vencedor em Sub-14 Masculino repetindo a vitória alcançada na 1ª etapa. O grom guardou o melhor para a final ao efetuar a melhor onda do evento com 7.00 pontos a que juntou outra de 3.33 pontos para vencer com um total de 10.33 pontos. Khai Tanguay ficou em 2º lugar com 8.10 pontos, Oli Fleiss terminou em 3º com 6.53 pontos com Nando Hanssen em 4º com 6.10 pontos.
Em Sub-14 Feminino, a vitória sorriu a Mafalda Pinto (5.23 pontos), com Marta Cabral em 2º lugar (5.03 pontos), Zoe Hauser em 3º (4.46 pontos) e Matilde Caviel em 4º (2.27 pontos).
Na final de Sub-12, assistiu-se a uma bateria emocionante e renhida com Nauê Brasil a repetir a vitória da etapa inaugural com 11.67 pontos. Niko Fleiss finalizou a sua prestação em 2º lugar com 11.00 pontos, Levi Hummel em 3º com 10.20 pontos e David Mendonça em 4º com 9.00 pontos.
Estas três categorias referidas acima foram avaliadas tendo em conta a performance e as manobras realizadas pelos atletas num formato de campeonato tradicional.
Mas também houve tempo e espaço para dar prioridade às vertentes didática e pedagógica nas categorias Sub-10 e Sub-8 onde o divertimento, a aprendizagem e o convívio com pais e treinadores é o mais importante.
Nos destaques, após duas rondas onde se apurou o somatório de ambas como qualificação para a final, a vitória em Sub-10 foi para Luka Tanguay que se evidenciou com uma onda de 7.50 pontos. André Moraes terminou em 2º lugar, Vasco Biscaia em 3º e Levons Gevorkjans em 4º.
Nos Sub-8 foi realizada uma ronda e os melhores passaram para a final sendo o vencedor Jaime Biscaia Sá, com Sebastião Sousa em 2º lugar, Zé Maria Alves em 3º e Vasco Rebelo em 4º.
Além dos prémios e troféus atribuídos aos campeões e finalistas de todas as categorias, houve ainda distinção com os seguintes prémios paralelos:
BEST STOKED: Zé Maria Tavares Alves (SUB-8)
BEST PERFORMANCE: Nauê Brasil (SUB-12)
BEST WAVE: Luka Tanguay (SUB-10)
A data da 3ª e última etapa irá ser confirmada e anunciada brevemente pela ASCC.
Patrocínios e Apoios:
O Circuito ASCC Super Groms 2025 conta com o apoio de:
• Patrocinadores principais: Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill e Cabreiroá
• Parceiros: 58 Surf, Mar Surfboards, Futures Fins, Roam, YETI e Marcelino Beach Club
• Parceiros de mídia: Surftotal e Beachcam
• Apoios institucionais: Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia da Costa de Caparica e Federação Portuguesa de Surf
Créditos fotográficos: Caparica Waves