Rip Curl GromSearch procura novos talentos nacionais na Costa de Caparica
O Rip Curl GromSearch realiza-se nos dias 1 e 2 de Abril na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.
Este evento organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) em parceria com a Rip Curl e a Federação Portuguesa de Surf é dedicado especialmente à nova geração e irá procurar os surfistas nacionais mais talentosos com menos de 16 anos dando-lhes oportunidade de competirem, divertirem-se e ganharem bons prémios.
A prova irá decorrer nas categorias de Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Masculino e Feminino sendo que o prémio mais ambicionado é a qualificação para a final europeia para os campeões destas categorias, final essa que irá acontecer em data e lugar a anunciar.
Os surfistas portugueses que vencerem o evento irão posteriormente competir com os melhores atletas franceses, ingleses e espanhóis sendo que há também a possibilidade de surfistas de outros países poderem candidatar-se a wildcards.
Esta será a única etapa realizada em Portugal integrada num calendário de quatro provas de qualificação realizadas na Europa, antes da grande final com os melhores groms europeus:
1 a 3 de Abril: Praia do Marcelino – Costa de Caparica – Portugal
5 a 7 de Abril: San Sebastian – Espanha
15 e 16 de Junho: Newquay – Reino Unido
4 a 7 de Julho – Lacanau – França
Final Europeia: data e local a anunciar
As inscrições efetuam-se no site da Federação Portuguesa de surf em:
https://www.surfingportugal.
Durante o evento irão realizar-se ações de consciencialização ambiental como limpezas de praia e jogos educativos salientando a importância do respeito pela Natureza e a sustentabilidade.
A premissa deste evento é a diversão e o convívio entre os groms mas é, igualmente, uma plataforma para voos mais altos nas suas carreiras. Exemplos disso são o tricampeão mundial, Gabriel Medina, ou a atual oito vezes campeã mundial, Stephanie Gilmore, que começaram a dar nas vistas no Rip Curl GromSearch. O campeão mundial e olímpico, Ítalo Ferreira, o atual bicampeão mundial, Filipe Toledo, bem como Owen Wright, Jordy Smith, Kolohe Andino, Kanoa Igarashi, Ryan Callinan, Leonardo Fioravanti, Connor O’Leary e Morgan Cibilic são outros dos atletas que começaram a dar os primeiros passos na competição no Rip Curl GromSearch e que mais tarde qualificaram-se para o Championship Tour da World Surf League.
Do lado feminino, além de Stephanie Gilmore, são também os casos das campeãs mundiais Carissa Moore, Tyler Wright e Caroline Marks e igualmente de outras atletas da elite mundial como Sally Fitgibbons, Malia Manuel, Nikki Van Dijk, Tatiana Weston-Webb, Bronte McCaulay, Macy Callaghan, Brisa Hennessy e Isabella Nichols.
Em termos nacionais, de referir que Matias Canhoto venceu no ano passado a prova na Costa de Caparica tendo posteriormente representado Portugal na final europeia em Anglet (França) onde acabou por sagar-se campeão e conquistar um lugar na final mundial.
O Rip Curl GromSearch conta com os patrocínios de Oakley, FCS, Polen Surfboards e com os apoios de Almada Forum, Native Açaí e Go Chill e está integrado no programa de eventos do ASCC Surf Festival que entre 1 e 7 de Abril irá realizar vários eventos dedicados à nova geração, na Costa de Caparica.
Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.