Martinho Barros, Suri Rodrigues e Vasco Leitão sagram-se campeões do Circuito ASCC Super Groms 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Martinho Barros, Suri Rodrigues e Vasco Leitão sagram-se campeões do Circuito ASCC Super Groms 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Martinho Barros, Suri Rodrigues e Vasco Leitão sagraram-se campeões do Circuito ASCC Super Groms 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que terminou ontem na praia do Marcelino, Costa de Caparica.

O segundo e último dia de competição da 3ª e última etapa decorreu com condições exigentes para os jovens atletas com ondas de 1m com alguns sets de 1,5m que obrigaram os groms das categorias Sub-14 Masculino, Sub-14 Feminino, Sub-12, Sub-10 e Sub-8 a darem o seu melhor para poderem mostrar o seu talento.
A prova final do circuito organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com cerca de 80 inscritos e teve um dia de autêntica Primavera em pleno Outono que levou muito público à praia para assistir ao evento.

Na final de Sub-14 Masculino, a primeira troca de ondas entre os quatro finalistas deixou Martinho Barros na liderança. Mas a reação de Tiago Hanssen com uma direita bem trabalhada com vários ataques de frontside ao lip valeu-lhe a melhor onda da final (7.67 pontos) e o 1º lugar. Houve várias trocas de liderança na bateria entre ambos os atletas mas a resposta de Martinho com um layback snap muito crítico na junção (7.20 pontos) e a última onda de 5.07 pontos acabariam por dar-lhe a vitória na etapa com o score de 12.27 pontos e o título de campeão do circuito.
Tiago Hanssen terminou em 2º lugar com 11.00 pontos enquanto que Noah Cerne e Vasco Leitão também demostraram bom nível de surf ficando em 3º com 10.17 pontos e 4º com 7.10 pontos.

Em Sub-14 Feminino, Flor Escudeiro arrancou bem na final com 5.50 pontos numa direita onde efetuou uma boa rasgada de frontside e acabou ainda melhor com a vitória na bateria, juntando a este ataque inicial 4.67 pontos na última onda para vencer com um total de
10.17 pontos. Sienna Rodrigues ficou em 2º lugar com 6.63 pontos, Suri Rodrigues em 3º com 6.10 pontos e Matilde Caviel em 4º com 2.97 pontos. Com este resultado, Suri Rodrigues sagrou-se campeã do circuito e levou o título para o Algarve.

Nos Sub-12 assistiu-se a uma final renhida com Fynn Crato a começar bem com ondas na casa dos 4 pontos e a liderar. Mas a reação de Vasco Leitão com uma direita bem surfada que valeu 5.50 pontos fê-lo saltar para o primeiro lugar e acabou por vencer com um score de 10.17 pontos. Fynn Crato ficou em 2º lugar com 8.50 pontos, Jack Smith que também mostrou bons pormenores ficou em 3º com 8.40 pontos e Grigorii Leushkin em 4º com 6.14 pontos.
Vasco Leitão pôs assim a cereja no topo do bolo com a vitória na etapa e a conquista do título de campeão do circuito nesta categoria.

Nos Sub-10 e Sub-8 as prioridades são a aprendizagem, viver a experiência daquilo que é um campeonato de surf, o convívio e a diversão dos groms onde se privilegia a componente didática e pedagógica. Nesta categorias, as crianças puderam ser auxiliadas pelos caddies (pais ou treinadores) no ato de apanharem a onda. Sem demasiadas preocupações de notas ou scores, realizaram-se duas rondas e apuraram-se os melhores para a final. Destaque para
a coragem e atitude de todos os jovens surfistas que se atiraram a drops arriscados em ondas bem grandes mostrando um enorme espírito de go-for-it. Em Sub-10, destaque para Nauê Brasil que venceu mostrando um nível de surf muito superior à sua idade. Apanhou as maiores e melhores ondas e realizou combinações de manobras bem críticas que mereceram por parte dos juízes a apreciação de nível de excelência. Kelio Silva ficou em 2º lugar, Oliver Fleiss em 3º (que em rondas anteriores também obteve apreciação de excelência) e André Moraes em 4º, todos eles a mostrarem bom surf ao longo do evento.

Nos Sub-8, a vitória sorriu a Vasco Bizcaya que, após apanhar uma esquerda bem comprida naquela que foi a sua última onda da final acabou por virar a bateria a seu favor. Vasco Felix ficou em 2º lugar, Sebastião Sousa em 3º e Manel Martins em 4º.

Prémios paralelos:

Best Wave – Nauê Brasil
Best Performance – Vasco Leitão
Best Stoked – Mateus Pires

“O balanço do Circuito ASCC Super Groms 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill é super positivo”, salientou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Todos os anos surgem novos miúdos que podem ser novas promessas do surf nacional. Trabalhamos em prol destas crianças e atletas para que tenham boas bases e que, no futuro, sejam bons surfistas. Além de ser um circuito competitivo também é educacional fazendo com que a nova geração obtenha importantes aprendizagens. O futuro do surf português passa por aqui. É muito importantes termos aqui os melhores clubes de surf nacionais que trabalham diariamente nas suas praias. Estamos satisfeitos por termos tido aqui clubes do Algarve, Porto, Figueira da Foz, Ericeira, Peniche e
Carcavelos, entre outros. É bom vermos que estamos a fazer a diferença no surf nacional juntamente com eles. Agradecemos aos nossos patrocinadores que, sem eles, nada disto seria possível e, nesta etapa em concreto, um agradecimento em especial à Câmara Municipal de Almada e à capitania do Porto de Lisboa por terem permitido a realização do evento”, finalizou.

O Circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill conta com os patrocínios do Almada Forum, Billabong, Native Açaí, Go Chill, 58 Surf, Mar Surfboards, Futures Fins, Roam e Marcelino Beach Club.

Os media partners são o Fuel TV, Surftotal, Onfire e Beachcam e os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Costa de Caparica, Federação Portuguesa de Surf e IPDJ.

Créditos fotográficos: Caparica Waves

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
Reserve Agora Reserve Agora
× Como podemos ajudar?