Francisco Almeida, Camila Cardoso, Francisco Valles e Manuel Pirujinho vencem a 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2025 sponsored by Almada Fórum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill

Francisco Almeida, Camila Cardoso, Francisco Valles e Manuel Pirujinho venceram este domingo a 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2025 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realizou na praia do Marcelino, Costa de Caparica.


Após um primeiro dia de competição com ondas perfeitas de 0,5m a 1m, o mar mais desafiante chegou em força a partir do início da tarde deste segundo dia de prova com sets a chegar aos 2m com vento offshore obrigando os atletas a adaptarem-se a uma realidade completamente distinta de sábado. Com as ondas maiores a fecharem mais rapidamente, a estratégia de apanhar as intermédias que ofereciam um excelente potencial para realizar manobras acabou por ser a mais acertada. A prova foi organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica).


Na categoria Open, Francisco Almeida, apesar da imprevisibilidade das condições, demonstrou na final uma boa leitura do mar arriscando tudo com manobras fortes de rail que lhe valeram duas notas excelentes (8.50 e 8.00 pontos), as mais altas de toda a prova, fechando com chave d’ouro com o melhor score do evento com 16.50 pontos. Alan Saulo voltou a aplicar um bom jogo de manobras verticais tendo terminado em 2º lugar com 12.43 pontos, com Martim Paulino em 3º com 8.60 pontos e Namor Cayres em 4º com 8.34 pontos.
“É sempre bom começar o ano com uma vitória e já não surfava assim há algum tempo já que estou a estudar e é difícil conciliar”, referiu o campeão. “Dá-me sempre muito gozo vir competir à Costa no campeonato do meu clube. Ontem o mar esteve pequeno e com boas ondas mas o meu heat já foi na maré muito cheia. Mas hoje estiveram condições incríveis, altas ondas, mas exigentes. Foi um show e todos os atletas estão de parabéns, não estava fácil mas acabou por sobrar para mim e estou contente com o resultado”, finalizou.


Na final feminina, as quatro “guerreiras” demonstraram coragem ao surfar ondas que a cada set se tornavam maiores e mais impressionantes provando que o surf nacional feminino está cada vez mais forte. Mariana Pereira teve um arranque muito positivo de bateria assumindo a liderança após ter descoberto bom potencial numa direita onde aplicou uma boa combinação de manobras de frontside que valeu 6.17 pontos. A boa reação da surfista holandesa, Mirna Boelsma, tendo apresentado uma boa linha de surf, levou-a até ao segundo lugar. Depois de muito batalhar, Camila Cardoso reagiu com uma onda de 5.00 pontos entrando na discussão da bateria mas guardando o melhor para o fim quando apanhou uma onda que fez a diferença onde aplicou duas boas manobras e uma finalização muito crítica na junção que os juízes premiaram com uma nota excelente de 8.17 pontos (a melhor do evento feminino) e saltou para a vitória na etapa com um total de 13.17 pontos (o melhor score da competição nesta categoria). Mirna Boelsma ficou em 2º lugar com 9.87 pontos, Mariana Pereira em 3º com 8.00 pontos e Mafalda Cunha em 4º com 1.57 pontos.


“Foram dois dias com ondas diferentes mas a prova feminina teve muita sorte porque em ambos os dias tivemos boas condições”, salientou a campeã. “O mar subiu drasticamente das meias-finais para a final. Quando me apercebi disso sabia que se apanhasse uma onda intermédia para fazer uma boa manobra ia ter um score mais alto. Já não faltava muito tempo mas quando vi aquela onda sabia que não a podia desperdiçar. Consegui fazer duas boas manobras e uma mais forte para finalizar, foi óptimo ter sido uma nota excelente. A participação no Capítulo Perfeito e esta vitória hoje estão a dar-me “pica” para os campeonatos que aí vêm”, rematou.

Nos Sub-21, assistiu-se a uma final renhida com Francisco Valles a ter um bom arranque com uma onda bem trabalhada de frontside que valeu 5.17 pontos e a liderança da bateria. Zé Champallimaud respondeu bem com duas ondas de 4.67 e 5.93 pontos. Mas a reação de Valles com uma onda de 5.77 viria a garantir-lhe o primeiro lugar até final vencendo a prova com o score de 10.94 pontos deixando Champalimaud em 2º lugar com 10.60 pontos. Toxa e o surfista local de Leça da Palmeira, Matias Lopes, também estiveram em bom nível na final e durante todo o evento tendo terminado em 3º lugar com 10.37 pontos e em 4º com 9.84 pontos, respetivamente.


Em Sub-16, a final decorreu numa altura em que o mar esteve mais complicado não dando as melhores oportunidades aos atletas que mostraram bom nível de surf ao longo da prova. Manuel Pirujinho, que já havia efetuado na meia-final a melhor onda no patamar da excelência (8.83 pontos) e score do evento (15.33 pontos) selou a sua performance com a vitória a dois minutos do fim totalizando 8.90 pontos. Gené terminou na 2ª posição com 6.70 pontos, Francisco Magalhães em 3º com 5.33 pontos e Noah Cerne em 4º com 5.00 pontos.


“Começámos o circuito com condições clássicas aqui na praia do Marcelino”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Passámos de ondas perfeitas de 0,5m a 1m no sábado para 2m no domingo. Assistimos a bom nível de surf com atletas locais, outros que vieram do norte do país e até outros oriundos de vários pontos da Europa. É muito positivo vermos os surfistas da nova geração a dar cartas na categoria Open e este circuito possibilita a esses atletas aprenderem e evoluírem com outros mais experientes como por exemplo o Francisco Almeida, Eduardo Fernandes, Martim Paulino, Alan Saulo ou Namor Cayres. Este circuito é a continuação do circuito Super Groms que organizamos dedicado exclusivamente aos mais novos e que dentro de 15 dias tem a sua 1ª etapa na água. Obrigado a todos os patrocinadores e apoios que nos permitem continuar a realizar o nosso trabalho que é fundamental para a carreira destes surfistas e para o futuro do surf nacional,” concluiu.


A próxima etapa está marcada para os dias 12 e 13 de Abril na praia do Marcelino.
A não perder!

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
Translate »
Reserve Agora Reserve Agora
× Como podemos ajudar?