Guilherme Ribeiro

Guilherme_Ribeiro3

Profile Atleta ASCC

– Nome: Guilherme Ribeiro

– Idade: 18 anos

– Que modalidade praticas e à quantos anos? – Surf, à cerca de 14 anos

– Praia onde costumas surfar? – Caparica

– Que material costumas usar quando surfas? – Pranchas Mattashapes 5´9 1/2″ Driver, 5´10 1/2″ MTM e J5; Fatos O´Neill; Leash e deck Creatures of Leisure; Quilhas FUTURE JJ “M”

– O que te levou a começar a fazer este desporto de ondas? – Via o meu pai a surfar quando era pequeno e quis experimentar. O “bichinho” entrou e desde que começei nunca mais quis parar!

– Competição ou Free Surf? Porquê? – As duas coisas, pois complementam-se. Desfrutar de uma sessão descontraída ou uma surf trip com os amigos e com boas ondas é algo espetacular. Na competição, a pressão normalmente é boa pois ajuda à nossa evolução quer técnica quer tática ou psicológica.

– Quais são os teus surfistas preferidos? – Nacional é o Vasco Ribeiro e a Teresa Bonvalot. Internacional é o Mick Fanning e a Stephanie Gilmore.

– Tens apoios/patrocínios? Sim, Mattashapes, O´Neill, Fonte Viva, Creatures of Leisure, FUTURE Fins, Sex Wax, Caparicaperformance, Marcelino Beach Club e ASCC. Tenho uma relação próxima com o Nuno Matta o “boss” e shaper da Mattashapes, já com quase 10 anos, que tem dado um grande contributo para a minha evolução como surfista. A O´Neill que me tem apoiado há quase 8 anos quer em excelentes fatos, roupa e ajudas de custo em viagens e deslocações a campeonatos. A Fonte Viva também há quase 5 anos com as suas àguas, fruta e ajudas de custo em viagens e competições através do nosso “mate” Tiago Sampaio. O excelente material de acessórios (leashes, decks, capas de prancha, wax) que o Rico Mozer me disponibiliza da Creatures of Leisure e da Sex Wax. A FUTURE Fins com toda a sua gama (variada e versátil) de quilhas para todo o tipo de mar. O ginásio Caparicaperformance que através do treino físico puxam muito por mim. O Marcelino Beach Club com as suas belas refeições. E por último o Clube ASCC na ajuda às inscrições e fee da Liga Meo. Tenho a noção que sem estes apoios e ajudas nada seria possível!!!

– Como vês o calendário competitivo nacional e os Circuitos existentes? – Este vai ser um ano completamente atípico em termos de competições devido ao Covid 19. Ninguém, nesta altura, consegue perceber o que se vai passar. Na minha opinião quer em termos nacionais quer internacionais, existem provas a mais. Esta é uma altura de reflexão, isto é, depois desta “tempestade” penso que nada será igual e há que adaptar a esta nova realidade. Penso que muito menos provas, mas com mais qualidade (maior periodo de espera) e maior “Prize Money” (isto em termos internacionais e Liga MEO) poderia ser uma solução.

– Antes de toda esta situação, quais eram os teus objectivos para 2020? – Resolver a minha lesão do joelho na pré época – Atingido; Top 4 JQS Pro Junior Europeu; Ser seleccionado para representar a seleção junior de Portugal no Eurojunior e Mundial junior ISA, melhorando as minhas anteriores classificações (3º lugar Eurojunior em 2018 e 11º lugar Mundial de juniores ISA em 2019); fazer WQS´s de modo a conseguir entrar no Top200 mundial; Fazer o máximo possível de etapas da Liga Meo e chegar ao Top10 (fui top 16 em 2019); Ser Campeão Nacional de Sub 18.

– Como tens passado estes dias excepcionais que estamos mais confinados em casa? – Continuei com o treino físico que vinha a efetuar já há 2 meses no Caparicaperformance (aquando da recuperação à operação ao joelho), mas agora adaptado ao que disponho em casa (sempre num “picanço” saudável com o meu irmão Tomás). Tive de efetuar alguns trabalhos de consolidação de matérias do 12º ano, Jogo Play Station, vejo filmes e séries da Netflix e alguns filmes e programas de surf (FuelTV)

– Como vês o trabalho da ASCC e que sugeres para melhorar? – A ASCC tem feito um bom trabalho no apoio e promoção dos desportos de ondas e atletas da Caparica. Continuem e melhorem esse apoio e promoção, pois vamos todos sair a ganhar (atletas, associados, treinadores, juízes, dirigentes em suma um Clube e Caparica de topo!)

– Uma frase que te identificas: – “Go Big or Go Home!!!”, mas como agora não podemos ir ao “Big” ficamos em “Home”. “Take Care and StayHome!!!”

Somos diferentes….Somos ASCC!!!! Yewwww😍🇵🇹🏆 💯#caparicastorm #somosascc #sodaascc #somoscosta #surf #surfing #longboard #sup #bodyboard #bodysurf #skate #almadaforum #nativeaçai #costadecaparica #costadacaparica #taçadeportugal2020

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?