A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) revelou as principais novidades do seu plano de actividades para 2019. Dando continuidade ao trabalho realizado nos anos anteriores o clube tem como objectivo inovar e desenvolver o surf, bodyboard, longboard e bodysurf na Costa de Caparica.
A sétima edição do Circuito ASCC Caparica Power 2018 sponsored by Almada Forum terá um total de quatro etapas sendo que a competição se disputará nas categorias de Sub-12, Sub-14, Sub-18, Open e Feminino. A grande novidade consiste na introdução de prize money na categoria Open que, por certo, irá atrair alguns dos melhores surfistas nacionais a participarem nas etapas. De salientar que os quatro finalistas de cada prova terão direito a parte deste prémio monetário. Um dos objectivos é aumentar a competitividade elevando o nível de surf e, ao mesmo tempo, puxar pela aprendizagem dos surfistas da nova geração.
Este circuito tem sido o embrião de novos valores da Caparica que daqui partem para voos mais altos a nível nacional e internacional além de poderem vir a integrar a equipa do clube que irá disputar a Taça de Portugal de Surfing.
O Circuito Regional da Grande Lisboa é outra das provas organizadas pela ASCC que irá trazer novamente às ondas da Caparica os novos valores do surf nacional. A 1ª etapa deste circuito conta para apurar no final do ano os melhores surfistas desta região nas categorias de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 masculino que irão disputar a finalíssima do Circuito Nacional de Surf Esperanças.
O Rip Curl GromSearch vai já na sua terceira edição na Caparica sendo uma das etapas nacionais deste evento que irá contar para levar dois surfistas portugueses à final mundial.
Uma das novidades deste ano é a realização da primeira edição do ASCC Longboard/Retro Classic Festival, um evento que irá reunir a comunidade das raízes do desporto promovendo a cultura de surf na Caparica e todo o seu lifestyle acompanhado de convívio, música e festa.
Está confirmada a segunda edição do ASCC Super Groms powered by Native Açaí, campeonato que se disputa nas categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 Masculino e Sub-14 Feminino. O evento foi um sucesso em 2018 e visa apoiar a iniciação à competição dos pequenos atletas num ambiente saudável de partilha com pais e treinadores.
O ASCC Horta Memorial Bodyboard & Bodysurf irá disputar-se nas categorias de Bodyboard Open Masculino e Feminino, Sub-18, Sub-14, Dropknee Open e na modalidade de Bodysurf Open. A novidade é a introdução das categorias juniores (Sub-18 e Sub-14) e Feminino dando continuidade ao trabalho de formação numa modalidade que tantos títulos já deu à Caparica.
No que respeita à Formação, a ASCC irá realizar um Curso de Juízes abrindo a possibilidade a novas carreiras ligadas ao julgamento no surf.
O clube estabeleceu uma parceria com a Universidade Lusófona que irá possibilitar a realização de créditos para a renovação da Cédula de Treinador.
A datas das provas serão anunciadas brevemente logo que haja confirmação por parte das entidades oficiais.