ASCC LANÇA PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL “SURF NO BAIRRO”
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) lança o projeto de inclusão social “Surf no Bairro” cujo objetivo é promover a melhoria do bem-estar social e o sucesso na vida de crianças e jovens dos bairros economicamente desfavorecidos do concelho de Almada, através da prática do Surf e do contacto com a natureza.
O clube de surf irá trabalhar em conjunto com o Almada Fórum e em parceria com a Junta de Freguesia da Costa de Caparica e Junta Freguesia de Caparica e Trafaria que farão um trabalho de proximidade com as crianças e jovens das escolas do Agrupamento de Escolas de Miradouro e Alfazina.
Este acordo irá selecionar 10 crianças/jovens de cada bairro que irão ter uma experiência de Surf promovida pela ASCC, proporcionando-lhes uma introdução à modalidade com instrutores devidamente credenciados estando todo o material incluído.
Os alunos serão escolhidos de acordo com critérios previamente definidos entre as partes, onde estão incluídos parâmetros como o comportamento, a assiduidade e os resultados escolares, entre outros fatores a definir.
O incentivo para a prática desportiva do Surf pretende desenvolver nas crianças e jovens competências como a autonomia, a liberdade de expressão, a gestão das emoções, a resiliência no sentido de melhorar as relações pessoais, familiares e sociais contribuindo deste modo para um maior sucesso escolar.
O trabalho da ASCC visa descobrir talentos através destas atividades numa vertente pedagógica e didática para que no futuro alguns possam vir a ser atletas de alta competição.
Assim, as crianças e os jovens serão enquadrados em três grupos de acordo com as suas aptidões, aprendizagens e nível de surf:
Nível 1 + Kids – Iniciação / Adaptação ao meio aquático
Nível 2 – Progressão / pré-competição
Nível 3 – Competição
“Estamos muito satisfeitos por podermos tornar realidade um projeto que estava há 10 anos na gaveta”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Termos a oportunidade de ajudar crianças e jovens que não têm oportunidade praticar surf e, através desta iniciativa, vão conseguir fazê-lo é algo inspirador e recompensador. O desporto é fundamental para inclusão social e, quem sabe, um dia, alguns destes jovens podem vir a tornar-se atletas de alta competição e campeões. Tudo isto só é possível devido ao trabalho de equipa entre a ASCC, o Almada Fórum, as Juntas de Freguesia e as escolas. Um agradecimento especial ao presidente da Junta de Freguesia de Costa de Caparica, José Ricardo, à presidente da Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria, Sandra Chaíça e à Diretora do Agrupamento de Escolas Miradouro e Alfazina, Sónia Gancho” finalizou.