David Luís, Pedro Barbudo, Miguel Sanchez e Pedro “Pirujo” Araújo são os novos campeões nacionais Masters após terem vencido este Domingo as respectivas categorias do ASCC Master Classic 2016 que decorreu na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.
O campeonato contou com uma assinalável adesão de surfistas veteranos num total de 85 inscritos. A Caparica recebeu os atletas neste segundo dia de prova com boas ondas de 0,5 a 1m, Sol e vento fraco num dia que mais parecia de Primavera e que trouxe muito público à praia.
Em Masters (+35 anos), David Luís conquistou a vitória numa bateria muito renhida que terminou com o ex-campeão nacional e europeu, Justin Mujica em 2º lugar, Francisco Cruz em 3º e Ivo Anselmo em 4º. Nos últimos minutos, Mujica e Cruz podiam ter virado o resultado mas foi o surf fluído com boas manobras nas esquerdas para o pontão de David que fez com que o título ficasse com o surfista local da Caparica.
Em Grand Masters (+40 anos) aconteceu outra das finais mais emocionantes do dia. Tudo parecia estar a correr de feição ao ex-campeão nacional, Marcos Anastácio, que liderava a bateria até ter cometido uma interferência sobre Pedro Barbudo. A consequência foi outro ex-campeão nacional, Guga Gouveia, ter assumido a liderança. No entanto, Pedro Barbudo, com um surf muito consistente, destruiu as suas duas últimas ondas até à areia e venceu mesmo a final deixando Guga em 2º, o ex-tricampeão nacional José Gregório em 3º e Marcos Anastácio em 4º.
Já nos Kahunas (+45 anos), a vitória sorriu a Miguel Sanchez que conseguiu novamente na final manter a consistência que apresentou durante todo o campeonato. Em 2º lugar ficou o algarvio Manuel Mestre, Rogério Ruiz em 3º e Jorge Leote em 4º.
O ex-campeão europeu de Masters, Pedro “Pirujo” Araújo, foi o grande vencedor na divisão Grand Kahunas (+50 anos) fazendo uso de toda a sua experiência para levar a melhor sobre o ex-campeão nacional Almir Salazar, Josafá Fernandes (3º) e José Marcos (4º).
Além da competição em si, foi notável o bom ambiente de confraternização que se viveu este fim-de-semana na Caparica entre os surfistas que fizeram história no surf nacional nas décadas de 80 e 90 em diante.
“Ao fim de três anos a organizarmos o Circuito ASCC Master Classic este campeonato nacional não podia ter corrido melhor”, afirmou o presidente da Associação de Surf da Costa de Caparica, Miguel Gomes. “Tivemos aqui alguns dos melhores surfistas dos anos 80 e 90 que proporcionaram um bom espectáculo de surf com destaque para alguns da Caparica. Acima de tudo, saliento o espírito de união incrível e a boa disposição entre os atletas onde as rivalidades de outros tempos estiveram presentes mas num ambiente de competição saudável. A ASCC e a Costa de Caparica têm história e cultura de surf e ficamos felizes se pudermos partilhar isso com a nova geração e a nível nacional. Gostaríamos de organizar este campeonato, pelo menos, mais um ano para podermos dar continuidade ao trabalho que estamos a realizar. Um agradecimento especial ao presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, e à Junta de Freguesia da Costa de Caparica”, finalizou.
Resultados:
Masters (+35 anos)
1º David Luís – 14.40 pontos
2º Justin Mujica – 14.35
3º Francisco Cruz – 13.55
4º Ivo Anselmo – 9.65
Grand Masters (+40 anos)
1º Pedro Barbudo – 11.80 pontos
2º Guga Gouveia – 11.05
3º José Gregório – 9.85
4º Marcos Anastácio – 8.83
Kahunas (+45 anos)
1º Miguel Sanchez – 10.00 pontos
2º Manuel Mestre – 8.00
3º Rogério Ruiz – 6.55
4º Jorge Leote – 5.10
Grand Kahunas (+50 anos)
1º Pedro “Pirujo “Araújo – 13.75 pontos
2º Almir Salazar – 11.20
3º Josafá Fernandes – 7.65
4º José Marcos – 4.25
O ASCC Master Classic 2016 contou a nível institucional os apoios da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.
Mais informações:
www.ascc.pt
ascc.caparica@gmail.com
www.facebook.com/ascc.caparica
Instagram: @ascc_caparica