Sidney Guimarães, Beatriz Carvalho, Martim Ferreira, Rodrigo Rocha e Jaime Leandro venceram este domingo a 3ª e penúltima etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2019 sponsored by Almada Forum powered by Native Açaí.
No segundo e último dia desta prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) que contou com 120 inscritos, a Praia do Marcelino, na Costa de Caparica, apresentou-se com boas ondas de 1m, bem diferente do cenário de sábado quando o mar esteve com condições desafiantes e ondas de 1,5m a 2m.
A final da categoria Open foi muito renhida com Ian Costa e o local Miguel Matos a começarem melhor mas Sidney Guimarães reagiu e escolheu duas boas esquerdas trabalhando-as bem com manobras sólidas que valeram 7,67 e 6,77 totalizando o score vencedor de 14.44 pontos. Ian Costa ficou em 2º lugar, Miguel Matos em 3º e o ex-campeão nacional e europeu, Justin Mujica, em 4º.
“A final foi muito difícil com surfistas de alto nível,” referiu Sidney Guimarães. “Não comecei bem a bateria, eles estavam a destacar-se mas a meio consegui fazer uma boa retomada quando apanhei duas ondas boas para a esquerda e consegui a vitória. No próximo ano vou competir no circuito mundial de qualificação e dar o meu melhor na Liga MEO onde este ano terminei em 8º lugar tendo sido considerado o surfista revelação,” finalizou.
No Feminino, a local Beatriz Carvalho começou forte com uma onda de 6,33 pontos que acabaria por ser a melhor da bateria e decisiva para a vitória. Maria Chaves ficou em 2º lugar, Maria Dias em 3º e Margarida Sassetti em 4º. Com este resultado, Beatriz sagrou-se campeã do circuito por antecipação.
“A final correu bem porque comecei logo com aquela onda na casa dos 6 pontos”, afirmou. “Depois fiquei um pouco mais parada e mais para o fim fiz outra boa onda que deu para a vitória. Estes campeonatos são muito divertidos e são óptimos para ganhar ritmo competitivo,” finalizou.
Nos Sub-18, o local Martim Ferreira e Bruno Marçal travaram um duelo interessante e renhido mas no final foi o primeiro a alcançar a vitória com um score total de 12.00 pontos, deixando o seu principal adversário em 2º, Gabriel Ribeiro em 3º e Lourenço Gomes em 4º.
Na categoria Sub-14, Rodrigo Rocha foi o grande vencedor com Henrique Gomes muito perto em 2º lugar, Guilherme Costa em 3º e Matias Canhoto em 4º. Com este resultado, Guilherme Costa sagrou-se campeão do circuito.
Nos Sub-12, Jaime Leandro venceu com três surfistas de Peniche nos lugares seguintes, Matias Canhoto em 2º, Tiago Leopoldo em 3º e Mário Leopoldo em 4º. Com esta vitória, Leandro sagrou-se campeão do circuito.
“Foi um campeonato complicado mas no final o balanço é positivo”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Ontem as condições estiveram muito desafiantes e puseram à prova as capacidades dos surfistas. Já hoje as coisas estiveram mais fáceis. O nosso circuito é muito competitivo e é a rampa de lançamento de atletas que entraram no Open com objectivos a nível nacional e internacional. É muito bom ver um talento local como é o caso do Miguel Matos na final com atletas mais experientes como o Justin Mujica, Ian Costa e Sidney Guimarães. Obrigado aos nossos patrocinadores e estamos de volta daqui a 15 dias para encerrar o circuito,” concluiu.
Resultados finais:
Open
1º Sidney Guimarães – 14.44 pontos
2º Ian Costa – 13.63
3º Miguel Matos – 11.50
4º Justin Mujica – 11.30
Feminino
1º Beatriz Carvalho – 9.83 pontos
2º Maria Chaves – 8.27
3º Maria Dias – 7.64
4º Margarida Sassetti – 2.77
Sub-18
1º Martim Ferreira – 12.00 pontos
2º Bruno Marçal – 11.37
3º Gabriel Ribeiro – 7.84
4º Lourenço Gomes – 6.94
Sub-14
1º Rodrigo Rocha – 10.63 pontos
2º Henrique Gomes – 10.03
3º Guilherme Costa – 9.80
4º Matias Canhoto – 7.60
Sub-12
1º Jaime Leandro – 11.07 pontos
2º Matias Canhoto – 8.03
3º Tiago Leopoldo – 7.00
4º Mário Leopoldo – 6.70