1ª Etapa

Caina Barletta e Mafalda Lopes venceram este Domingo a 1ª etapa do Circuito ASCC Caparica Power 2019 sponsored by Almada Forum powered by Native Açaí que decorreu na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

Para este segundo dia de competição as ondas de 1m continuaram com boa formação proporcionando direitas bem manobráveis assistindo-se a surf de excelência não estivessem presentes diversos surfistas que competem no circuito mundial de qualificação. Para estes foi um importante treino em competição para alcançarem voos mais altos no futuro enquanto que, para os mais jovens, foi uma oportunidade de ouro para aprenderem com surfistas deste nível. Com um dia que mais parecia de Verão, a praia encheu-se de gente que assistiu às prestações dos atletas.

Entre o grupo de guerreiros do QS está Caina Barletta, atleta brasileiro residente há um ano na Ericeira que venceu a categoria Open. Começou a final a todo o gás com uma onda excelente de 8.50 pontos em 10 possíveis onde mostrou um surf de rail apurado que lhe deu confiança para o resto da bateria. A esta juntou-lhe um 7.90 que acabaria por ser a sua segunda melhor onda terminando com o score total de 16.40 pontos em 20 pontos possíveis. O jovem Diogo Martins, de 18 anos, voltou a mostrar um surf sólido, à semelhança do dia inaugural, e terminou na 2ª posição mostrando estar cada vez mais forte num ano em que está a apostar tudo na sua carreira. O local Guilherme Ribeiro ficou em 3º e Theo Fresia em 4º sendo que ambos caíram em algumas manobras decisivas que podiam tê-los levado a lugares mais altos no pódio.
“A final foi irada!”, começou por dizer o vencedor. “A minha tática era abrir forte a bateria porque sabia que estavam altas ondas e todos estavam a surfar muito bem. Essa onda forte logo no início deu-me confiança, fiquei algo relaxado e consegui surfar bem. Já competi nas provas QS e fiz uma pausa mas agora estou motivado e brevemente espero competir na Liga MEO e nos vários QS’s em Portugal e por toda a Europa”, referiu.

No Feminino foi a local Mafalda Lopes com um score de 11.60 a levar a melhor sobre a concorrência mostrando que está num grande momento de forma após ter sido vice-campeã da 2ª etapa do circuito europeu Pro Junior que se realizou há uma semana atrás, também na Caparica. Em 2º lugar ficou Matilde Passarinho, enquanto Beatriz Santos e Beatriz Carvalho ficaram na 3º e 4ª posições, respectivamente.
“Não comecei da melhor maneira este campeonato”, começou por dizer. “No primeiro heat só consegui passar nos últimos segundos mas isso só me deu mais motivação para começar melhor os heats e não correr o risco de perder. Na final as ondas estavam boas mas mais inconsistentes. Mesmo assim consegui encontrar duas boas ondas e fazer o meu surf. O meu objectivo principal é o circuito europeu Pro Junior e a Liga MEO mas sempre que esteja cá vou competir neste circuito. É um bom treino e o ambiente é óptimo”, salientou.

Rodrigo Chaves foi o grande vencedor nos Sub-18 demonstrando uma clara evolução no nível de surf a cada campeonato. Finalizou a sua prestação com um score de 14.00 pontos deixando em 2º lugar Martim Ferreira, Lourenço Gomes em 3º e Ricardo Brandão em 4º.

Nos Sub-14 foi Guilherme Costa quem saiu vencedor começando forte com uma onda de 7.17 e terminando com um score de 11.60. João Roque Pinho ficou em 2º lugar, Tiago Faria em 3º e Diogo Horta em 4º.

Ricardo Teixeira venceu nos Sub-12 sendo que uma interferência de Jaime Veselko (que fez a melhor onda da final com 7.50 pontos) impediu-o de chegar mais longe e ficou em 2º lugar com Constância Simões (jovem surfista optou por competir nesta categoria com os rapazes) em 3º e Tomás Pereira em 4º.

“Assistimos a um excelente nível de surf desde os juniores até ao Open”, salientou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “O espectáculo no Open foi estrondoso com vários atletas do circuito mundial de qualificação a competir aqui. O objectivo do nosso circuito é proporcionar aos surfistas mais jovens condições para que possam aprender e competir com outros mais experientes.  As ondas estiveram de gala e o balanço é mega positivo com a Costa de Caparica na linha da frente dos campeonatos de surf. Um agradecimento a todos os nossos patrocinadores especialmente ao Almada Forum e Native Açaí, à Camara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica. Estamos de volta daqui a 15 dias”, finalizou.

A próxima etapa é já a 11 e 12 de Maio e as inscrições já estão abertas em www.ascc.pt.
http://ascc.pt/?page_id=3938 )

Fotografias do Evento
https://drive.google.com/open?id=1ZAjCFn-2hYj3dLyrFwnxM24Tz1O7cEVT .

Resultados finais:

Open
1º Caina Barletta – 16.40 pontos
2º Diogo Martins – 13.74
3º Guilherme Ribeiro – 13.26
4º Theo Fresia – 12.76

Feminino
1º Mafalda Lopes – 11.60 pontos
2º Matilde Passarinho – 9.44
3º Beatriz Santos – 7.60
4º Beatriz Carvalho – 5.17

Sub-18
1º Rodrigo Chaves – 14.00 pontos
2º Martim Ferreira – 10.60
3º Lourenço Gomes – 9.17
4º Ricardo Brandão – 8.73

Sub-14
1º Guilherme Costa – 11.60 pontos
2º João Roque Pinho – 10.67
3º Tiago Faria – 9.07
4º Diogo Horta – 6.20

Sub-12
1º Ricardo Teixeira – 8.13 pontos
2º Jaime Veselko – 7.50
3º Constância Simões – 6.80
4º Tomás Pereira – 5.36

Media Press Links

Fotografias

CIRCUITO ASCC CAPARICA POWER 2019

Organização
Associação de Surf da costa Caparica

Main Sponsors
Almada Forum
Native Açai

Sponsors:
Surfers Lab (Ocean & Earth, Evoa e Shapers Fins)
Oric Surfboards
Marcelino Beach Club

Apoios
Globe

Media Partners
Fuel TV
Surftotal
MEO Beachcam

Imagem
HigherVisuals
Caparica Waves

Apoios Institucionais
Federação Portuguesa de Surf
Câmara Municipal de Almada
Junta de Freguesia da Costa Caparica

PATROCINADORES
INSTITUCIONAIS
× Como podemos ajudar?