It’s ON! Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill realiza-se no próximo fim-de-semana
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) confirmou a realização do Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill no próximo fim-de-semana, na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
Após ter analisado as previsões do mar, a organização decidiu dar luz verde à prova de forma a garantir as melhores condições para os atletas estando em vista uma ondulação de Oeste com 2m e vento off-shore. Caso não hajam grandes mudanças nas previsões, o Special Event deverá decorrer em condições clássicas.
Todos os atletas qualificados para este evento especial têm de, obrigatoriamente, efetuar a sua inscrição para poderem competir nas categorias Open e Feminino. Outros surfistas que não conseguiram qualificar-se poderão igualmente inscrever-se ficando em lista de espera. Caso surjam faltas de comparência ou a impossibilidade de algum dos qualificados poder participar, esses surfistas serão chamados.
A ASCC irá anunciar na próxima sexta-feira os nomes de todos os atletas confirmados para o evento.
Além do Top 24 Open, Top 14 Feminino, Top 3 Sub-21 e Top 3 Sub-16 automaticamente qualificados através das três etapas do circuito, a ASCC concedeu wildcards aos surfistas Francisco Almeida e Halley Batista na categoria Open e Mafalda Lopes e Lua Escudeiro no Feminino que irão abrilhantar, ainda mais, a qualidade das manobras e o nível de surf da prova.
Francisco Almeida é, atualmente, Top 10 nacional da Liga MEO Surf e compete no circuito de qualificação europeu tendo sido campeão nacional de Sub-18 em 2017. O atleta local da Costa de Caparica sagrou-se campeão do Special Event em 2022.
Halley Batista é um surfista muito experiente a nível internacional sendo atualmente Top 16 nacional e possui um repertório de manobras progressivas que podem, a qualquer momento, fazer a diferença.
Mafalda Lopes é, atualmente, a melhor surfista da Costa de Caparica sendo detentora de um excelente surf de rail e progressivo que tem dado que falar em Portugal e no estrangeiro. Foi campeã europeia júnior em 2019 e venceu este ano uma etapa do circuito de qualificação europeu em Lacanau, França. Competiu em quatro etapas do circuito Challenger Series além de ter terminado como Top 5 da Liga MEO Surf.
Lua Escudeiro integra a nova geração das surfistas nacionais tendo conquistado os títulos de vice-campeã nacional de Esperanças Sub-16 Feminino e campeã Sub-16 Feminino do Rip Curl GromSearch em 2023. É uma das surfistas que integrou a seleção nacional de surf no campeonato mundial de júniores.
Os atletas de ambas as categorias irão habilitar-se a ganhar bons prémios além de uma prancha de surf para os campeões.
Para a lista completa do ranking do circuito com os surfistas qualificados consultar os Rankings.
Já estamos em contagem decrescente para um evento que se espera ser memorável com os melhores surfistas da Costa de Caparica e não só a darem show nas ondas da praia do Marcelino. A não perder!
Patrocinadores:
Billabong; Almada Forum; Native Açaí; Go Chill; 58 Surf; Mar Surfboards; Marcelino Beach Club.
Apoios Institucionais:
Câmara Municipal de Almada; Junta de Freguesia da Costa de Caparica; Federação Portuguesa de Surf.
Créditos fotográficos: Caparica Waves