Comunicado
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) tem tudo a postos para iniciar a época desportiva que está prestes a começar.
No entanto, temos estado a analisar a introdução de clubes profissionais de futebol na nossa modalidade que, a nosso ver, estão a ter uma abordagem algo agressiva. Têm estado a aliciar atletas formados em vários clubes de surf nacionais que, apesar de andarem há anos a promover e divulgar o surf, veem os seus melhores atletas a federarem-se pelos clubes de futebol, com a esperança de obter melhores condições de treino, preparação física e não só. Até aí tudo bem, mas a competição fica a cargo dos clubes da praia.
A experiência adquirida na participação de campeonatos, a passagem de heats, a competição, etc. Ora, aqui está a grande questão: já algum destes clubes de futebol organizou algum circuito de surf? Formaram atletas? Os clubes aos quais lhes foram retirados os seus melhores atletas beneficiaram alguma coisa com isso? Não, simplesmente estão aqui a ver o seu trabalho ser utilizado por grandes clubes de futebol sem terem de investir nada o que para nós deixa de fazer sentido pois sabemos o quanto custa organizar campeonatos.
Agora que o surf está a ter algum protagonismo e consequentemente a entrada para os Jogos Olímpicos os clubes de futebol abriram os olhos e descobriram a pólvora. Afinal, o surf é fixe… O resultado é que os verdadeiros clubes de surf irão ser prejudicados em detrimento dos meios financeiros que os grandes clubes ostentam. Não achamos justo de forma nenhuma e como clube com quase 35 anos de existência, história, títulos individuais e coletivos, dedicação na promoção e divulgação do nosso desporto com muito sacrifício por parte de todos aqueles que estiveram ao longos dos últimos 35 anos à frente deste clube com horas e horas de campeonatos, não queremos ser parte do sucesso de quem nada fez ou faz pelo desporto que representamos.
Nesse sentido, foi necessário tomarmos algumas medidas pois não podemos concordar de forma alguma com o que está a acontecer. Assim, foi decidido pela direção da ASCC, e baseado no regulamento de admissão desta associação, que não é permitida a entrada a atletas federados por clubes de Futebol em provas de circuito intersócios por nós organizadas, que não tenham provas dadas na promoção, organização e divulgação de campeonatos de surf, presenças em Taças de Portugal, formado atletas de seleção e, acima de tudo, que tenham o mínimo de cultura de surf, uma vez que achamos que este tipo de atitudes são consideradas lesivas dos interesses da ASCC e do surf em geral.
Atentamente
A Direcção
ASCC