Festa da juventude com boas ondas no ASCC Super Groms powered by Native Açaí!!
As ondas estiveram excelentes com 1m mas com muitos sets a chegarem ao 1,5m tornando as condições desafiantes para alguns dos jovens surfistas que mostraram muita atitude e go-for-it. Em disputa estiveram as categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 Masculino e Feminino.
Numa autêntica festa da nova geração houve surf para todos os gostos. Desde a simples alegria de apanhar e deslizar numa onda celebrando esse feito com pais e treinadores indo até manobras que impressionaram pela qualidade e que atingiram o patamar da excelência.
Alguns dos momentos mais emocionantes e únicos aconteceram nas categorias de Sub-8 e Sub-10. Alguns destes surfistas competiram pela primeira vez numa prova de surf, acompanhados por pais e treinadores, tendo oportunidade de experienciar o que é uma bateria ou um campeonato de surf. Dando prioridade às vertentes didáctica e pedagógica, os critérios de avaliação foram adaptados para distinguir os melhores. Aqui, participar foi o mais importante e aprender com os mais experientes despertando, quem sabe, o “bichinho” da competição para mais tarde virem a ser surfistas profissionais.
Houve prémios como “Best Stoked” (Santiago Graça e Concha Costa), “Melhor Manobra/Onda” (Nilton Freitas e Tiago Guerra) e “Maior Wipeout” (Francisco Santos e Diogo Horta).
No cômputo geral das performances dos “groms” na final de Sub-8, Francisco Santos foi quem ganhou mais pontos, seguido de Vasco Neto, Max Huljev, Cesar Suzor, Vicky Brower e João Minghelli.Nos Sub-10, Tiago Guerra foi o vencedor com Jaime Veselko em 2º, Francisco Inácio em 3º, Duarte Carmona em 4º, Gustavo Viana em 5º e Francisco Santos em 6º.
Nos Sub 12 entrou-se no patamar da competição mais levada a sério e com diferentes objectivos, assistindo-se a um bom nível de surf. Na final foi Manuel Cordeiro quem levou a melhor com um score de 10.00 pontos deixando Martim Brandão em 2º, Ricardo Teixeira em 3º e Lourenço Silva em 4º. De referir que o campeão da prova havia realizado nos quartos-de- final a melhor onda desta categoria com 7.50 pontos em 10 possíveis.
Seguindo para os Sub-14, o estilo de surf “top to bottom” foi mais visível notando-se um assinalável “trabalho-de-casa” realizado pelos atletas com os respectivos treinadores.
Nilton Freitas, que teve de perder o avião de regresso à Madeira para poder disputar a final, deu o seu tempo por muito bem empregue ao fechar com chave d’ouro uma performance surpreendente. Já nos quartos-de-final, a jovem promessa insular havia deixado muitos na praia de olhos bem abertos quando realizou a melhor onda do campeonato a roçar a perfeição: 9.5 pontos. Na última bateria do dia, Nilton realizou o score de 12.73 (6.83+5.90) e levou para casa a vitória. João Pinho (2º), Francisco Ordonhas (3º) e Santiago Graça (4º) merecem uma palavra de destaque pelo bom surf que apresentaram ao longo de todo o campeonato.
Já nesta categoria mas no feminino, a local Beatriz Carvalho sagrou-se vencedora com Constância Simões em 2º lugar.
Além dos muitos prémios que os surfistas receberam, cortesia dos patrocinadores do evento, destaque para os vencedores de cada categoria que ganharam um contrato de patrocínio de pranchas com a Primvs Surfboards.
“Este campeonato foi um enorme sucesso em que tivemos o privilégio de receber surfistas de Norte a Sul do país e até da ilha da Madeira”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Mostrámos que o nosso caminho é estar ao lado dos mais novos e trabalhar para a nova geração ter condições para aprender e evoluir. Foi gratificante termos visto aqui alguns ex-surfistas profissionais com os seus alunos num ambiente muito positivo e descontraído. Agradecemos aos nossos patrocinadores que nos possibilitaram apoiar estes jovens. Fiquem atentos aos próximos eventos”, finalizou.
Resultados finais:
Sub 12