ASCC conquista 15 anos depois título histórico para a Costa de Caparica!!!
A ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) conquistou no passado dia 11 de Setembro na Figueira da Foz, um título histórico para a Costa de Caparica, ao sagrar-se campeã Absoluto da Taça de Portugal de Surfing 2016.
Há 15 anos que o clube da margem sul não alcançava este prestigiado troféu nacional. A Taça de Portugal de Surfing é a prova mais importande a nível nacional da Federação Portuguesa de Surf que junta os clubes de surf de Norte a Sul do país numa competição em diversas categorias onde se disputam títulos individuais e colectivos.
Em 2001, uma forte geração de surfistas e bodyboarders locais que alcançaram grandes resultados a nível nacional e internacional, contribuiram de forma decisiva para a conquista do troféu. Seguiram-se vários títulos de campeão nacional de clubes, o último deles em 2006.
A ASCC esteve durante nove anos sem competir nestas provas tendo regressado em 2015 conquistando um honroso 4º lugar na Taça de Portugal de Surfing. Esse resultado motivador levou o clube a trabalhar arduamente com o objectivo assumido de conquistar o troféu no ano seguinte, o que acabou por acontecer.
Além da Taça de Portugal de Surfing 2016, o clube foi campeão absoluto na modalidade de surf e viu vários dos seus atletas alcançarem várias finais o que foi decisivo para a conquista do troféu a nível colectivo. Alguns deles ganharam também títulos individuais: Martim Paulino (Campeão em Surf Juvenil), Joaquim Chaves (Surf Cadetes), Matilde Antunes (Campeã Surf Feminino Júnior) e Simão Manuel (SUP Wave).
De salientar a presença de atletas da ASCC em diversas finais: Gaspar Teixeira (2º classificado Surf Júnior), Gonçalo Vieira (3º classificado Surf Júnior), Mafalda Lopes (2ª classificada Surf Feminino Júnior), Beatriz Santos (2ª classificada Surf Feminino Sénior), Inês Bispo (4ª classificada Surf Feminino Sénior), José Lafuente (4º classificado Longboard Open) e Gonçalo Vieira (3º classificado Longboard Júnior).
Além destes, uma palavra especial para o 6º lugar de Tomás Ribeiro (Surf Sénior) e o 5º lugar de Pedro Carvalho (Bodyboard Sénior) cujas classificações foram muito importantes em termos de pontos para o resultado final.
A conquista deste troféu só foi possível devido a um forte espírito de equipa e de união por parte dos atletas, pais e treinadores que acreditaram até ao fim. Uma palavra para o treinador Pedro Carvalho e responsável pelo ASCC Surf Project cujo trabalho de coordenação da equipa foi incansável e determinante para o resultado final.
“A ASCC e toda a equipa está orgulhosa por ter conquistado este troféu para a Costa de Caparica”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Além de termos sido campeões absolutos da Taça de Portugal de Surfing também fomos campeões absolutos na modalidade de surf. Entre estes títulos colectivos, também trouxemos 11 troféus individuais com os atletas que chegaram às finais de diversas categorias. O espírito de união foi fantástico. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para alcançar este sucesso: atletas, pais e treinadores. É uma grande vitória para a Costa de Caparica!”, salientou.
Já para o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo, “A conquista da Taça de Portugal de Surfing pela ASCC acaba por ser o culminar de uma aposta substantiva que foi delineada desde o início do nosso trabalho conjunto há já três anos, no surf e nos desportos de onda. Isso incidiu em dois vectores: formação de atletas caparicanos para que, no futuro, possam vir a competir a nível nacional e internacional, e a inclusão social, dando possibilidade aqueles que não têm possibilidades económicas de praticar surf de o fazerem, que este ano envolveu 180 jovens. A conquista deste troféu acaba por ser a prova da progressão desses vectores mostrando a Caparica ter alguns argumentos para esgrimir no surf em Portugal e no estrangeiro. A Taça é um orgulho para todos os caparicanos”, finalizou.
A equipa da ASCC para a Taça de Portugal de Surfing nas diversas categorias foi formada por:
Surf Sénior:
Tomás Ribeiro – 6º lugar
Simão Teixeira – 11º lugar
Bodyboard Sénior:
Pedro Carvalho – 5º lugar
Rodrigo Carrajola – 11º lugar
Surf Feminino Sénior:
Beatriz Santos – 2º lugar
Inês Bispo – 4º lugar
Bodyboard Feminino Sénior:
Beatriz Santos – 9º lugar
Marta Santos – 13º lugar
Surf Júnior:
Gaspar Teixeira – 2º lugar
Gonçalo Vieira – 3º lugar
Bodyboard Júnior:
Gonçalo Alves – 13º lugar
Bernardo Neves – 16º lugar
Surf Feminino Júnior:
Matilde Passarinho – 1º lugar
Mafalda Lopes – 2º lugar
Bodyboard Feminino Júnior:
Matilde Passarinho – 6º lugar
Mariana Brandão – 11º lugar
Surf Cadetes:
Joaquim Chaves – 1º lugar
Miguel Matos – 7º lugar
Bodyboard Cadetes:
Gonçalo Larsen – 13º lugar
Surf Juvenil:
Martim Paulino – 1º lugar
Martim Ferreira – 6º lugar
Bodyboard Juvenil:
Martim Ferreira – 8º lugar
Ricardo Brandão – 11º lugar
Longboard Open:
Zé laFuente – 4º lugar
Tiago da Nova – 8º lugar
Longboard Júnior:
Gonçalo Vieira – 3º lugar
Lipe Ferreira – 6º lugar
SUP Wave:
Simão Manuel – 1º lugar
Agradecimentos: Presidente José Ricardo e toda a equipa da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, Miramar Bodyboard Shop, Nuno Fontinha, Externato “A Abelhinha”, Nuno Fernandes (Higher Visuals) e Marcelino Beach Club.
Mais informações:
Instagram: @ascc_caparica