
Jaime Veselko, Lua Escudeiro, Suri Rodrigues e Oliver Fleiss vencem 3ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
Jaime Veselko, Lua Escudeiro, Suri Rodrigues e Oliver Fleiss venceram hoje a 3ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa que se realizou na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
O segundo e último dia da prova co-organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) e FPS (Federação Portuguesa de Surf) que teve cerca de 70 inscritos e que integra o cartaz do ASCC Surf Festival contou com ondas de 0,5m e vento offshore. A intermitência na frequência dos sets obrigou os atletas a efetuarem uma escolha de ondas cuidada e a não cometerem erros aproveitando assim da melhor forma as oportunidades.
Este evento teve em competição as categorias de Sub-18, Sub-18 Feminino, Sub-16 Feminino e Sub-12 e foi um importante passo no percurso da nova geração para a qualificação para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.
Nos Sub-18, a final iniciou-se com uma longa espera até à entrada da primeira série de ondas obrigando os atletas a manterem a concentração. Na troca inicial de ondas, Manuel Pirujinho assumiu a liderança do heat mas Jaime Veselko respondeu à altura e após ter surfado a sua primeira onda, de regresso ao line up, apanhou e surfou aquela que viria a ser a melhor onda da final que valeu 7.33 pontos onde aplicou uma combinação de carves bem desenhados saltando para o 1º lugar de onde não mais saiu terminando com um total de 12.23 pontos. Manuel Pirujinho foi vice-campeão da etapa com 10.60 pontos enquanto que Joaquim Trindade e Salvador Vala, apesar do bom campeonato que fizeram e de algumas boas manobras realizadas na final terminaram em 3º lugar (8.63 pontos) e 4º lugar (8.60 pontos), respetivamente.
“Não foi muito fácil gerir a final porque tivemos de saber lidar com o mar mais parado”, explicou o campeão. “Depois, não comecei assim tão bem porque estava a tentar apanhar uma onda rapidamente caso já não houvesse muito tempo e fiz 4 pontos. Mas quando estava a voltar para fora entrou um ótimo set. O Joaquim Trindade foi na primeira onda que não era assim tão boa e tive um bocadinho de sorte em ter ido na segunda que deve ter sido a melhor do heat. Fiz um 7.33, procurei novamente um back-up e estou feliz de ter ganho a etapa. Estou a surfar bem e gostava de ser campeão regional e nacional de Sub-16 e Sub-18. Mas o meu foco principal é alcançar bons resultados na Liga MEO e ser campeão mundial júnior da ISA, um evento que tem alto nível de surf”, finalizou.
A final de Sub-18 Feminino foi bem disputada com Lua Escudeiro a assumir a liderança desde cedo com as suas duas primeiras ondas. Todas as restantes três finalistas estiveram na luta pela vitória até ao fim com destaque para a surfista local, Sofia Matos, que também mostrou bom nível de surf. Lua Escudeiro fez uso do seu surf de backside sólido e sagrou-se campeã da etapa com 10.40 pontos seguida de Sofia Matos que terminou na 2ª posição com 8.47 pontos, Inês Piedade na 3ª com 6.13 pontos e Francisca Miranda na 4ª com 5.94 pontos.
“Ontem as ondas estavam maiores e foi mais fácil para todos porque tínhamos mais oportunidades”, afirmou a vencedora. “Agora para o final com a maré mais cheia foi mais complicado porque as ondas demoravam mais a entrar. Mas consegui apanhar uma onda do set que foi o que fez a diferença e estou feliz por ter conseguido vencer. Espero ser campeã regional para me qualificar para o Esperanças e ser campeã nacional. Mas já na próxima semana vou competir na etapa do QS aqui na Caparica e estou muito contente em poder participar graças ao wildcard da ASCC.
Quero mostrar o meu surf e se possível conseguir passar alguns heats”, concluiu.
A final de Sub-16 Feminino viu Suri Rodrigues arrancar bem nas primeiras tentativas com uma par de ondas na casa dos 4 pontos. Apesar da boa reação das adversárias a jovem surfista algarvia manteve o controlo da bateria ao gerir bem a prioridade e a selecionar as melhores ondas. Venceu a etapa com chave d’ouro tendo efetuado 6.67 pontos na melhor onda da final mostrando um surf fluído e com boas manobras na parede da onda que resultou no score final de 12.07 pontos. Vida Mendonça ficou em 2º lugar com 8.36 pontos, Francisca Miranda em 3º com 8.07 pontos e Catarina Rocha em 4º com 5.60 pontos.
Nos Sub-12, desde cedo que Oliver Fleiss mostrou boa atitude e ambição de vencer escolhendo bem as ondas e apresentando uma performance consistente. Dominou a final destacando-se o score vencedor de 13.84 pontos (7.17 + 6.17) como resultado da combinação de boas manobras. Zé de Macedo mostrou alguns bons detalhes terminando em 2º lugar com 8.66 pontos enquanto que André Moraes ficou em 3º com 4.83 pontos e David Moraes em 4º com 4.57 pontos.
Com este resultado, Zé de Macedo sagrou-se campeão do circuito nesta categoria com David Moraes como vice-campeão.
A próxima etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa está agendada para os dias 10 e 11 de Maio na praia de S. Pedro do Estoril com as categorias Sub14, Sub16 Feminino, Sub18 e Sub18 Feminino.
Créditos fotográficos: Caparica Waves