↑ Return to SURF & SKATE

Volcom TCT Rumbelfish Series 2016

Depois do adiamento do dia anterior devido às condições do mar, a prova teve de ser disputada com recurso a palanque duplo de forma a ser terminada em apenas um dia já que contou com cerca de 130 inscritos. Na Praia do Marcelino as ondas estiveram com 1,5m tendo sido o palco da competição das categorias Juniors (até 16 anos) e Pro-Am (até aos 20 anos). Já logo ao lado, na Praia do Norte, as ondas de 0,5m no inside receberam os Squids (até 10 anos), Groms (até aos 13) e as Girls (até aos 20 anos).
Miguel Blanco, Guilherme Ribeiro e João Mendonça foram os surfistas vencedores das categorias Pro-Am, Groms e Squids, respectivamente. Blanco conquistou a sua segunda vitória consecutiva neste circuito ficando à frente de Leon Glatzer (2º), Charly Quivront (3º) e Kalani da Silva (4º). Com um surf muito sólido, o surfista português fechou com chave d’ouro a sua prestação no campeonato com uma onda de 9,37 pontos em 10 possíveis na final. Este resultado significa que tem lugar garantido na final mundial do Volcom TCT que se realiza entre 14 a 17 de Junho em Lower Trestles, na Califórnia.
 “O meu objectivo era alcançar a qualificação para a Califórnia”, afirmou o campeão. “É alto campeonato com prize-money em que vou ter oportunidade de surfar em Trestles com apenas mais três surfistas e com tudo pago. O mar estava exigente, optei por ir sempre lá para fora e pelos vistos a táctica resultou e não podia estar mais contente. Estou feliz com o meu novo patrocinador e isso permite concentrar-me apenas na competição e os resultados vão começar a aparecer”, assegurou.
Frederico Magalhães, Francisco Duarte e João Maló chegaram às meias-finais nesta categoria.
Quem também vai estar em Trestles é Afonso Antunes que terminou em 2º lugar nos Groms atrás de Guilherme Ribeiro, seguido de Adur Amatriain (3º) e Martim Paulino, em 4º. Com este resultado, o filho do ex-tricampeão nacional João Antunes vai repetir a presença em Trestles onde terminou em 4º lugar no ano passado.
Nos Juniors a vitória sorriu a Lenni Jensen, com o português Simão Penha em 2º lugar, Yael Pena Suarez em 3º e Diego Suarez Diaz em 4º.
João Mendonça venceu em Squids deixando em 2º lugar Mário Molina, Matias Canhoto em 3º e André Ramos em 4º.
Nas Girls, Ariane Ochoa destacou-se da concorrência e subiu ao lugar mais alto do pódio depois de conquistar a vitória. Leticia Canales ficou em 2º, a local Inês Bispo em 3º e Malania Diaz em 4º.
O circuito irá agora seguir para a derradeira etapa em Hossegor, França, onde mais surfistas portugueses poderão conquistar um lugar para competir na Califórnia.
Esta prova marcou a estreia da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) na organização de eventos a nível internacional com o objectivo de trazer os melhores atletas às ondas de um dos principais palcos do surf nacional.
 “O campeonato foi um sucesso”, começou por dizer o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Tivemos mais de 130 inscritos, os surfistas deram um bom espectáculo de surf e a Volcom também ficou satisfeita. Os atletas locais estiveram em destaque e vamos ter o Afonso Antunes novamente na Califórnia e veremos se o Martim Paulino também consegue alcançar a qualificação em Hossegor. Tudo indica que em 2017 iremos ter novamente este campeonato na Caparica. A organização, os patrocinadores e os surfistas estão de parabéns”, concluiu.
Já o Event Manager da Volcom, Jebrane Desigaud salientou que, “Todos os jovens divertiram-se a surfar. É como ter um evento familiar que dá oportunidade aos mais jovens de competirem na mesma prova com surfistas mais experientes. Foi uma prova especial devido à grande adesão de atletas e às condicionantes do mar e do tempo mas no final conseguimos finalizar da melhor forma. Gostámos do ambiente da Costa de Caparica onde fomos bem recebidos e a organização fez um bom trabalho. Agora seguimos para Hossegor antes da grande final em Trestles”, concluiu.
Resultados finais:
Pro-AM
1º Miguel Blanco – 15.20 pontos
2º Leon Glatzer – 12.10
3º Charly Quivront – 11.90
4º Kalani da Silva – 9.33
Podium Proam
Girls
1º Ariane Ochoa – 14.10 pontos
2º Leticia Canales – 11.87
3º Inês Bispo – 7.90
4º Malania Diaz – 7.80
Podium Girls
Juniors
1º Lenni Jensen – 10.46 pontos
2º Simão Penha – 8.04
3º Yael Pena Suarez – 7.76
4º Diego Suarez Diaz – 6.47
Podium Juniors
Groms
1º Guilherme Ribeiro – 12.70 pontos
2º Afonso Antunes – 11.76
3º Adur Amatriain – 10.70
4º Martim Paulino – 9.40
Podium Groms
Squids
1º João Mendonça – 8.87 pontos
2º Mário Molina – 8.50
3º Matias Canhoto – 6.37
4º André Ramos – 4.26
Podium Squids
O Volcom TCT Rumbefish Series teve como principal patrocinador a Volcom e contou com o apoio da Matta Shapes, Almada Forum, Marcelino Beach Club, Bubble Gum Wax e Jam Traction.
Contou com a Fuel TV como canal oficial e Surftotal, Beachcam e Surf Portugal como media partners.
A nível institucional os apoios vieram da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.