↑ Return to ASCC Masters

Nacional Masters 2018

David Luís, Gustavo Gouveia, Miguel Sanchez e Pedro Couto sagraram-se hoje campeões nacionais de Masters ao vencerem as respectivas categorias do Caparica Master Classic 2018 sponsored by Almada Forum powered by Corona que se realizou em ondas de 1m na Praia do Tarquínio, Costa de Caparica.

Para o derradeiro dia de competição o mar e o tempo colaboraram mais do que no dia anterior e as direitas estiveram bem manobráveis antes da tempestade cair em força. Foi um autêntico encontro de gerações com as lendas vivas do surf nacional a mostrarem que ainda têm muito surf nos pés nesta prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica).

ASCC-Masters_pressR-2.jpg

Nos Masters (+35anos), ainda durante a sessão de aquecimento, David Luís descobriu um tubo bem comprido surpreendendo o público e deixando boas indicações para aquilo que viria a fazer na final. Local da Caparica, David descobriu as melhores ondas e, executando um surf de rail bem sólido, não deixou fugir a vitória com a melhor onda da final a valer 7.17 pontos em 10 possíveis e um score total de 12.00 pontos num máximo de 20. Desta forma revalidou o título conquistado na Caparica em 2016. A dar muita luta esteve o ex-campeão nacional Open, Gustavo “Guga” Gouveia, que ficou em 2º lugar, com Pedro Soares em 3º e Hugo Rosendo em 4º.

ASCC-Masters_pressR-9.jpg

Este evento é já um clássico e espero que continue a acontecer”, começou por dizer o campeão. “É uma forma de estarmos todos juntos e surfarmos uns com os outros. Hoje as ondas estiveram bem melhores que ontem e deu para a malta surfar. O mais importante é o espírito de convívio. Antes da final fiz um tubo que me deu muita pica apesar de não ter contado. A seguir fiz mais duas ondas boas já no heat e correu bem”, finalizou.

ASCC-Masters_pressR-3.jpg

Aquilo que Guga não conseguiu em Masters conquistou em Grand Masters (+40 anos) ao levar para casa o título numa final muito disputada com o ex-campeão nacional desta categoria, Pedro Barbudo (2º lugar), Pedro Soares (3º) e o ex-tricampeão nacional Open, João Antunes (4º).

Nos Kahunas (+45 anos), viu-se Miguel Sanchez a dominar a final e a revalidar o título conquistado há dois anos também na Caparica. Pedro “Pirujo” Couto ficou em 2º e Paulo Jacinto em 3º.

Já em Big Kahunas (+50 anos), Pedro “Pirujo” Couto deu por bem empregue a viagem desde a Ilha do Sal, em Cabo Verde, para vir conquistar o título de tricampeão nacional desta categoria. Eduardo Guerreiro ficou em 2º, José Graça em 3º, Jorge Ribeiro em 4º e José Lafuente em 5º.

ASCC-Masters_pressR-8.jpg

Foi um campeonato complicado devido às condições climatéricas e ao estado do mar”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “O ambiente foi bom com a presença de alguns dos melhores surfistas Masters nacionais e as suas famílias. Foi uma oportunidade para os miúdos verem que os Masters têm nível de surf e fomentar o espírito de união entre todos. Chegamos ao fim com sentimento de missão cumprida e continuamos com vontade de prosseguir com o nosso caminho do movimento associativo”, finalizou.

Os troféus de campeões foram entregues na cerimónia que encerrou o evento pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha. “Tivemos condições difíceis nos dois dias devido ao mar e ao vento”, afirmou. “Mas face à intempérie a ASCC conseguiu organizar bem a prova e todos os atletas estavam motivados neste encontro de gerações que tem sido um sucesso desde que a FPS lançou o projecto há quatro anos. Para o ano esperamos fazer mais e melhor”, concluiu.

Resultados finais:

Masters (+35 anos)

1º David Luís – 12.00 pontos
2º Gustavo Gouveia – 11.67
3º Pedro Soares – 8.66
4º Hugo Rosendo – 5.70

ASCC-Masters_prem_pressR_nologo.jpg

Grand Masters (+40 anos)

1º Gustavo Gouveia – 12.94 pontos
2º Pedro Barbudo – 11.33
3º Pedro Soares – 10.94
4º João Antunes – 9.47

ASCC-Masters_prem_pressR_nologo-7.jpg

Kahunas (+45 anos)

1º Miguel Sanchez – 12.50 pontos
2º Pedro Couto – 7.83
3º Paulo Jacinto – 3.86

ASCC-Masters_prem_pressR_nologo-6.jpg

Big Kahunas (+50 anos)

1º Pedro “Pirujo” Couto – 9.50 pontos
2º Eduardo Guerreiro – 6.40
3º José Graça – 5.53
4º Jorge Ribeiro – 5.07
5º José Lafuente – 4.67

ASCC-Masters_prem_pressR_nologo-2.jpg
O Caparica Master Classic 2018 sponsored by Almada Forum powered by Corona tem como principal patrocinador o Almada Forum e conta com os patrocínios da Corona, Native Açaí, Primvs Surfboards, Ocean & Earth, Sticky Bumps, Shapers, Evoa, Homeblown, Primavera Surf Fest, Festival Sol da Caparica, Higher Visuals e Marcelino Beach Club.
Conta com a Fuel TV como canal oficial e Surftotal e Beachcam como media partners.
A nível institucional os apoios da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.