↑ Return to ESCOLA

Surf Tails

surf_tailsPIN TAIL
Com menos área e praticamente em forma de V. Com pouca superfície em contacto com a água, é utilizado para maior controlo pois a pouca área entra facilmente e agarra tal como um leme. Difíceis de manobrar mas ideais para controle de altas velocidades e manter direção. Muito utilizado em pranchas “Guns”

Tipo de Ondas – Ondas grandes e cavadas –

ROUNDPIN TAIL
Um pouco mais versátil que o Pin Tail pois apesar de continuar com pouca base, o formato arredondado consegue curvar com mais facilidade. Continua a agarrar a onda sem perder controle e velocidade mas já permite algumas curvas mais longas.

Tipo de Ondas – Com algum tamanho, cavadas e com parede –

ROUND TAIL
Tail com formato redondo em que a sua área varia em ter mais controlo ou ser mais manobrável. Quanto maior o tail, maior a possibilidade de criar um surf com curvas e mais solto. Muito utilizado devido à sua versatilidade pois é bom para manobrar sem perder controlo e velocidade na onda.

Tipo de Ondas – Vários tamanhos, cavadas e com parede –

SQUASH TAIL
Um tail muito comum de ser utilizado pois permite que a prancha responda rapidamente para curvas e manobras sem perder muito controle e manter velocidade se a área for maior. O tail mais versátil de todos pois permite um maior equilíbrio entre controle/manobras/velocidade. Utiliza a área para manter a velocidade nas secções menos rápidas e os cantos para arrancar curvas velozes para manobrar.

Tipo de Ondas – Quase todo o tipo sem grandes excessos

SQUARE TAIL
Dos tails mais recentes a surgir e uma variação do Squash Tail. Costuma ser largo e devido às suas pontas, torna a prancha muito manobrável para curvas muito apertadas.

Tipo de Ondas – Muito rápidas e curtas ou para treino de aerials.

DIAMOND TAIL
A ideia principal é aumentar a base to tail na superfície da água permitindo que o pé de trás direccione e ganhe velocidade ao mesmo tempo sem perder o controle e possibilidade de manobrar. Uma boa variação entre o Squash e o Swallow Tail.

Tipo de Ondas – Mais pequenas e com espaço para manobras

STAR / BAT TAIL
Mais uma variação semelhante ao Diamond Tail.

SWALLOW TAIL
Em formato de V invertido em que cada ponta é semelhante ao Pin Tail, é como ter dois lemes na prancha mas com muita área na superfície da água. Torna a prancha de fácil utilização de rail para rail criando facilmente velocidade em zonas mortas da onda mantendo alguma facilidade de manobrar devido a ter uma base grande.

Tipo de Ondas – Todos os tipos de ondas mais pequenas

ASYMMETRICAL TAIL
Tails específicos para surfistas que queiram adequar o seu tipo de surf diferente de front side para back side. Devido ao seu formato distinto em ambos os lados, torna a sua procura muito técnica e só para algumas ondas.

WINGS X / FLYERS / BUMPS
Normalmente utilizado no rail em pranchas com Swallow Tail. Acrescenta cantos no rail de forma a criar curvas rápidas e manter a prancha solta e com muita velocidade.

logo_redondo_peqTens alguma sugestão para melhorar este artigo?
email: ascc.surfproject@gmail.com