↑ Return to ASCC

Alguma História

1994
A Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC), Associação Desportiva sem fins lucrativos, foi constituída, através de escritura pública, no dia 24 de Fevereiro de 1994, junto do 21º Cartório Notarial de Lisboa, a qual tem como objectivo ” promover, divulgar e apoiar a prática do surf, e modalidades afins”.

1996
Apresentação do 1º Circuito Inter-sócios e seus patrocinadores para a época desportiva de 1996. terminando com a organização de “cocktail” e Festa de Encerramento do Circuito inter-sócios de 1996 e Exposição de Pintura alusiva ao Surf e ao Mar. Primeira Participação na Taça de Portugal de 1996 obtendo o 5º Lugar na Geral

1997
1º Campeão Nacional do clube na modalidade de Longboard na Taça de Portugal de 1997 e 4º Lugar na Geral.
Festa de Encerramento do Circuito inter-sócios de 1997 e entrega de prémios  no  Bar “KGB Rock Café”, em Lisboa com Música ao vivo com duas bandas convidadas: “Tara Perdida” e “Anónimos”. A imprensa da altura dizia: “invasão de surfistas no Bairro alto” tendo sido muito difícil para nós, devido a quantidade de surfistas e simpatizantes que queriam entrar na festa.

1998
Parceria via protocolo com o CSC organizando em conjunto um Circuito regional de surf e Bodyboard em todos os escalões. Organização em conjunto com a FPS de algumas etapas dos principais Circuitos Nacionais de 1998.
Formação do Núcleo de Bodyboard da ASCC.
1º Campeão Júnior na categoria de Sub-16, Francisco Rodrigues-

1999
158 atletas competiram ao no Circuito Regional da ASCC, sendo 87 federados pela ASCC tornando no clube nacional com maior numero de inscritos na FPS.
1º Campeão Nacional na modalidade de Bodyboard, Hugo “Jamaica” Carvalho

2000
Organização do Circuito Regional “Refúgio das Freiras/ Club VIP Caparica 2000 – ASCC, onde pela primeira vez na história do Surf Nacional foram oferecidas viagens ás “Maldivas” para os Campeões dos Circuitos.
Organização do 10º Curso de Formação de Treinadores de Surf e Bodyboard, ministrado por prelectores da FPS e homologado pelo Centro de Formação Desportiva tendo tido aproveitamento 43 treinadores, contribuindo mais uma vez para o crescimento dos desportos de ondas no concelho e subsequentemente em Portugal.
Participação com dois atletas no Campeonato Europeu de Nações em Inglaterra, ilhas do Canal, Jersey, subsidiados pela ASCC obtendo 10º lugar em Sub 18 /Tiago Silva) e 5º lugar em sub 16(Manuel Ascenção).
Início da Actividade da escola de Surf da ASCC ano de 2000.
Vitória absoluta na Taça de Portugal obtendo o títulos de Campeões Absolutos, Surf e Longboard.
1º Titulo de Campeão Nacional de Clubes Absoluto e Surf.
1ª Campeã Nacional do clube na modalidade de Longboard, Leonor Bento.
Aquisição de um Mini-BUS de 17 Lugares para apoio às deslocações da Selecção da ASCC e de apoio ás provas desportivas e escola de surf.
ASCC e o seu Presidente foram Premiados  com Prémio de Mérito Desportivo no âmbito do programa denominado” Jovens no Desporto, um Pódio para Todos”, foi tido em conta a actividade desenvolvida no ano de 2000, a qual  proporcionou “ uma prática de qualidade a um número alargado de jovens praticantes, ajudando-os a  aprender a ser  melhores praticantes e melhores cidadãos.”

2001
2º Titulo de Campeão da Taça de Portugal Absoluto com vitórias de Nuno Pombo em Surf Sénior e Luís Ferreira em Longboard. Campeã Nacional de Clubes na modalidade de SURF.

2002
1º Campeão Europeu do Clube, Hugo Pinheiro na modalidade de Bodyboard Open. Campeões de Longboard na Taça de Portugal com vitória de Luís Ferreira. Campeões Nacionais de Clubes Absolutos.
José Santos é campeão nacional de Longboard.

2008 – 2012
Período de ausência associativa com mandatos e direcção sem expressão nem rumo.
Hugo Pinheiro vence titulo nacional (2008) e europeu (2009) de Bodyboard.

2013
O reaparecimento da ASCC com ova direcção Apresentação do Circuito Regional 2013/2014, ASCC Caparica Power com uma excelente organização e brindada com condições épicas.