«

»

Apr 25 2018

Diogo Martins, Martim Paulino e Martim Nunes vencem na Costa de Caparica!!!

Diogo Martins, Martim Paulino e Martim Nunes venceram este domingo a 3ª etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa que se realizou com ondas de 0,5m e vento offshore na Praia do Tarquínio, Costa de Caparica.

A prova, cuja organização esteve a cargo da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica), havia sido anteriormente adiada por duas vezes devido às tempestades. Neste regresso à competição, alguns dos melhores surfistas nacionais da nova geração apresentaram bom nível de surf com um total de 81 inscritos.

O grande destaque vai para Martim Paulino que se sagrou campeão regional da Grande Lisboa em Sub-16 ao vencer na final Afonso Candeias (2º), João Mendonça (3º) e Afonso Bessone (4º). Num dia em que o intervalo entre os sets era bem mais longo do que no dia anterior e as ondas estavam mais pequenas, Martim utilizou a estratégia certa e surfou concentrado apesar de estar com uma enorme gripe. Mais selectivo do que os adversários, surfou apenas três ondas tendo feito nas duas melhores 6.50 e 6.15 pontos terminando com o score de 12.65 pontos em 20 possíveis.

O jovem talento da Costa de Caparica dominou este circuito tendo nas três etapas alcançado duas vitórias e um 2º lugar.

“Estou muito feliz com o resultado e agradeço à minha família e à organização do campeonato”, começou por dizer o campeão. “Foi uma final difícil porque houve poucas ondas. Esperei pelas duas melhores e fiz o meu surf. Este era um dos meus objectivos para este ano e agora é ser campeão nacional. O ano passado dediquei-me mais às viagens e à progressão do meu surf e estou a ver que valeu a pena”, finalizou.

No ranking final, Martim Paulino ficou em 1º, Afonso Candeias em 2º e Afonso Bessone em 3º.

Nos Sub-18, Diogo Martins travou uma luta renhida com Guilherme Ribeiro mas a sua onda excelente de 8.00 pontos, em que a destruiu com manobras fortes, acabaria por fazer a diferença. Terminou com 12.75 pontos de score com Guilherme logo atrás com 12.40. Em 3º lugar ficou Martim Paulino e Ricardo Brandão em 4º.

“Ontem estavam altas ondas mas hoje o mar caiu um bocado”, referiu o vencedor. “Mesmo assim ainda deu para apanhar boas ondas. A final foi muito disputada entre mim e o Guilherme. Ele fez boas notas e eu fiz aquela onda excelente mas foi sempre com o coração nas mãos até ao final. Espero vencer as próximas duas etapas e ser campeão nacional”, salientou.

Em termos de ranking, Diogo Martins lidera com Guilherme Ribeiro em 2º e Martim Paulino em 3º.

Em Sub-14, Martim Nunes, que já havia sido o principal destaque desta categoria no dia anterior, apresentou-se muito focado e levou para casa a vitória. Com uma boa selecção de ondas e um surf sólido de backside, o jovem surfista local da Praia Grande dominou a bateria com um score de 14.15 pontos (7.15+7.00) deixando em 2º lugar Santiago Graça, Francisco Ordonhas em 3º e Tiago Faria em 4º.

“Sinto-me muito bem mas foi um campeonato difícil para mim”, explicou o campeão da etapa. “Ontem comecei com um bom heat nos Sub-14 mas fiquei muito abalado com a eliminação nos Sub-16. Fui para casa e reflecti naquilo que tinha feito de errado. Hoje cheguei com muita vontade de vencer e correu como eu queria. Arrisquei para tirar bons scores e isso resultou com aquelas duas ondas de 7 pontos que me deram a vitória. As ondas estavam boas e diverti-me com os meus amigos. Estou muito contente”, concluiu.

Em termos de ranking, esta categoria está ao rubro com João Mendonça e Martim Nunes empatados na liderança com Rodrigo Lebre e Santiago Graça em 3º lugar ex aequo. A terceira e última etapa desta categoria que se realiza no próximo fim-de-semana, também na Costa de Caparica, promete muita emoção até ao final.

A 3ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa teve como principal patrocinador o Almada Forum e contou com os patrocínios da Native Açaí, Higher Visuals, Primavera Surf Fest, Festival O Sol da Caparica e Marcelino Beach Club. Conta com a Fuel TV como canal oficial e Surftotal, Beachcam e Surf Portugal como media partners. A nível institucional os apoios vêm da Federação Portuguesa de Surf, Junta de Freguesia da Costa de Caparica e Câmara Municipal de Almada.

Resultados finais:

Sub-18

1º Diogo Martins – 12.75 pontos

2º Guilherme Ribeiro – 12.40

3º Martim Paulino – 9.10

4º Ricardo Brandão – 8.15

Finalistas sub 18

Sub-16

1º Martim Paulino – 12.65 pontos

2º Afonso Candeias – 10.75

3º João Mendonça – 10.50

4º Afonso Bessone – 6.40

Finalistas sub 16

Sub-14

1º Martim Nunes – 14.15 pontos

2º Santiago Graça – 9.35

3º Francisco Ordonhas – 8.00

4º Tiago Faria – 5.75

Finalistas Sub 14